Policial Incêndio
Condições climáticas dificultam combate a incêndio florestal na Serra do Cruzeiro, em São José do Bonfim
Com a elevação da temperatura ao longo do dia, o fogo reigniu e voltou a se propagar na mata, exigindo novo empenho dos bombeiros.
14/09/2025 14h07 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Fotos: Reprodução/4º BBM

Um incêndio florestal de grandes proporções mobiliza, desde a tarde do último sábado (13), equipes do Corpo de Bombeiros Militar na região da Serra do Cruzeiro, área de difícil acesso e com relevo íngreme. A ocorrência teve início por volta das 14h30 e exigiu intenso trabalho das guarnições do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) e do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM).

Foco de incêndio na noite de ontem (13) - Foto: Divulgação/4º BBM)

 

Segundo informações repassadas ao Patos Online, as equipes atuaram até o início da noite de ontem, mas a operação precisou ser interrompida por questões de segurança. O local, no entanto, permaneceu sob monitoramento. Durante a madrugada e as primeiras horas da manhã deste domingo (14), as chamas haviam diminuído consideravelmente.

Chamas haviam diminuído consideravelmente nesta manhã (Foto: Divulgação/4º BBM)

 

Contudo, com a elevação da temperatura ao longo do dia, o fogo reigniu e voltou a se propagar na mata, exigindo novo empenho dos bombeiros. Aproximadamente dez militares estão atuando diretamente no combate e na contenção dos focos, além de manter o monitoramento constante da área para evitar riscos à população e minimizar os danos ambientais.

O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Danilo Galvão, destacou que o trabalho deverá se estender:

— Amanhã vamos reforçar [as equipes], caso o fogo continue — afirmou.

A corporação reforça a importância da colaboração da população, especialmente no sentido de evitar queimadas, que podem agravar situações de incêndio em regiões de vegetação seca como a Serra do Cruzeiro.

 

Por Felipe Vilar - Patos Online