Gerais Reencontro
Após quase 50 anos, neuropsicólogo paraibano Moisés Barbosa reencontra mãe biológica em reencontro marcado por emoção
A história, que mistura dor, superação e amor, emocionou familiares e amigos e ganhou destaque em reportagem especial do Domingo Espetacular, da Record TV, exibida neste domingo (14).
14/09/2025 23h00 Atualizada há 4 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com R7
Foto: Domingo Espetacular/Record TV

O neuropsicólogo paraibano Moisés Barbosa Oliveira viveu, recentemente, um dos momentos mais marcantes de sua vida: o reencontro com sua mãe biológica, Maria José — conhecida como Mazé —, após quase cinco décadas de busca. A história, que mistura dor, superação e amor, emocionou familiares e amigos e ganhou destaque em reportagem especial do Domingo Espetacular, da Record TV, exibida neste domingo (14). 

Adotado ainda bebê, em Campina Grande (PB), pelo casal Jonas e Ednaura, Moisés cresceu rodeado de carinho e reconhece na família adotiva a base de sua trajetória pessoal e profissional. “Eu devo a minha vida a eles. Nunca teria chegado onde cheguei se não fossem meus pais adotivos”, declarou.

Apesar do afeto recebido, a revelação sobre sua adoção, ainda na infância, despertou em Moisés o desejo de conhecer suas origens. O interesse se intensificou na adolescência e ganhou força quando ele se tornou pai, aos 17 anos. A partir daí, iniciou uma busca persistente pela mãe biológica.

Maria José, por sua vez, teve uma infância e adolescência marcadas pela violência, abandono e dificuldades. Grávida aos 14 anos, foi expulsa da casa onde vivia de favor e, sozinha, precisou enfrentar a maternidade. Poucos dias após o nascimento de Anderson — nome de batismo de Moisés —, ela viu seu filho ser acolhido pelo casal Jonas e Ednaura, que o registraram como Moisés Barbosa Oliveira.

Durante anos, a única lembrança que Moisés tinha de sua mãe biológica era uma fotografia. A virada aconteceu recentemente, quando, por meio de um banco de dados genético, ele conseguiu localizar parentes próximos e, finalmente, descobrir o paradeiro de Mazé, que hoje vive em São Paulo sob o nome de Lígia Paula.

O primeiro contato aconteceu de forma inusitada: um buquê de flores enviado por Moisés foi o elo que abriu as portas para o reencontro. Emocionada, Mazé reconheceu imediatamente o filho perdido. “Quando vi, tive certeza de que era meu filho. Meu coração quase explodiu de alegria”, disse.

O encontro presencial ocorreu na última sexta-feira, em Rio Grande da Serra (SP). O abraço apertado entre mãe e filho traduziu décadas de espera, saudade e esperança. “Mesmo como neuropsicólogo, não existe técnica capaz de expressar o que senti. Foi um ciclo que finalmente se fechou”, afirmou Moisés.

Mazé, por sua vez, revelou que sempre sonhou em ver o filho bem. “Quando dei você para adoção, meu coração partiu, mas pedi a Deus que encontrasse uma família que cuidasse de você. Hoje, agradeço por esse desejo ter sido atendido”, declarou, emocionada.

Agora, mãe e filho têm um novo capítulo pela frente. Depois de quase 50 anos separados, eles celebram a chance de resgatar laços e construir novas memórias juntos.

ASSISTA ABAIXO:

Por Patos Online
Com informações e imagens do Domingo Espetacular/R7