Saúde Doação de Sangue
Hospital Regional de Patos promove campanha de estímulo à doação de sangue
A campanha, que acontece nas duas próximas semanas, inclui a distribuição de panfletos e abordagens humanizadas em vários setores do hospital.
17/09/2025 06h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

A equipe do Serviço Social do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, lançou, nessa segunda-feira (15), uma campanha interna educativa para estimular a doação de sangue.  A ação ‘Doar é cuidar da vida’ tem como público alvo os visitantes da UTI e dos setores da Urgência da unidade. A campanha, que acontece nas duas próximas semanas, inclui a distribuição de panfletos e abordagens humanizadas em vários setores do hospital.

A programação também prevê a entrega de laços vermelhos e uma palestra sobre “O impacto da doação de sangue para pacientes de UTI”, que será proferida pela assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Batista Leite, no dia 29, às 15h, marcando o encerramento da ação.

“A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária e reforçar os estoques do banco de sangue e tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para um gesto simples, mas que tem muito significado. Nossa expectativa é mobilizar doadores regulares e também atrair novos voluntários”, afirma a coordenadora do Serviço Social do Hospital, Suenia Mota. Ela lembra que a ação foi pensada em um momento em que os estoques de sangue enfrentam baixa nos níveis de todos os tipos sanguíneos, o que compromete a realização de cirurgias, atendimentos de emergência e tratamentos contínuos.

A estudante Maria Nogueira, que visitou a avó Maria de Lourdes Nogueira, interna na UTI Cardiológica do hospital, em decorrência de um infarto, elogiou a iniciativa. “Me surpreendeu que na sala de espera de visita houvesse uma campanha tão importante e realmente ela é fundamental para estimular as pessoas a doarem sangue. É uma atitude que pode mudar uma vida e é importante que essa campanha cresça e consiga sensibilizar as pessoas para a importância deste gesto de amor ao próximo”, disse ela.

Na abordagem, que acontecerá diariamente em todos os horários de visita, a equipe fala sobre os mitos e verdades que envolvem a doação de sangue, orienta sobre o procedimento e lembra que, entre outras questões, é preciso que o doador esteja em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis e apresentar autorização), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.

Além de reforçar a importância de manter os estoques do hemonúcleo regulares, enfatiza Suenia, a campanha tem um papel educativo, ao lembrar que a doação de sangue deve ser um hábito frequente e não apenas em situações de emergência ou grandes campanhas. “Doar sangue é um ato de solidariedade e responsabilidade social. Queremos com essa ação contribuir para criar uma cultura de doação nas pessoas. Doar sangue não prejudica quem doa, mas salva a vida de quem recebe”, reforça Suenia. Ao fim da campanha, será montado um mini-painel com fotos e mensagens dos doadores de sangue do período.

Por News Comunicação/Assessoria