Brasil Laudo médico
Ex-presidente Jair Bolsonaro é diagnosticado com câncer de pele, informa equipe médica
As lesões diagnosticadas estão localizadas no tórax e no braço do ex-presidente.
17/09/2025 14h49
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Metrópoles
Foto: Antonio Augusto/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com câncer de pele, conforme informado pelo médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, nesta quarta-feira (17), após avaliação no Hospital DF Star, em Brasília.

De acordo com o especialista, foram retiradas oito lesões de pele, sendo que sete eram suspeitas de câncer, e duas confirmaram carcinoma de células escamosas, tipo intermediário, nem tão agressivo, mas que exige atenção médica. As lesões diagnosticadas estão localizadas no tórax e no braço do ex-presidente.

Segundo Birolini, o câncer de pele de Bolsonaro foi identificado durante a cirurgia realizada em abril deste ano, quando ele esteve internado por mais de 10 dias tratando uma obstrução intestinal. Na época, o ex-presidente optou por não remover as lesões. “Agora, as lesões estavam em fase precoce, e a retirada é considerada curativa, sem necessidade de cirurgia adicional neste momento”, afirmou o médico.

O especialista ressaltou a necessidade de acompanhamento periódico, pois Bolsonaro apresenta outras lesões de pele e queratóses que devem ser monitoradas para evitar complicações. “Se não forem tratadas, esse tipo de lesão pode ser extremamente grave”, alertou Birolini.

O boletim médico divulgado pelo DF Star detalha que Bolsonaro foi internado na tarde de terça-feira (16) após apresentar vômitos, tontura e queda da pressão arterial, mas evoluiu com melhora dos sintomas após hidratação e tratamento medicamentoso. Ele recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira, mantendo o acompanhamento clínico periódico.

Birolini destacou que o diagnóstico foi comunicado ao ex-presidente nesta quarta-feira e que ele poderá retornar ao hospital em duas semanas para retirar os pontos, embora esse procedimento possa ser realizado em casa. O médico também enfatizou que, devido à exposição solar ao longo da vida, Bolsonaro precisa de avaliações dermatológicas contínuas.

Confira o boletim médico divulgado pelo DF Star:

"O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na tarde do dia 16 de setembro, devido a quadro de vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope. Apresentou melhora dos sintomas e da função renal após hidratação e tratamento medicamentoso por via endovenosa.

O laudo anátomo patológico das lesões cutâneas operadas no domingo mostrou a presença de carcinoma de células escamosas 'in situ', em duas das oito lesões removidas, com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica. Recebe alta hospitalar, mantendo o acompanhamento médico".

 

Por Patos Online
Com informações do Metrópoles