Política Proposta
Segundo Domiciano defende criação de fundo estadual para combate à seca e apoio a criadores no Sertão da Paraíba
Para o pré-candidato, o fundo permitiria agir de forma mais rápida e eficaz, evitando que a burocracia prejudique ainda mais os produtores rurais em períodos críticos.
18/09/2025 09h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Felipe Vilar/Patos Online

Em entrevista ao PodPatos, o Podcast Patos Online, o pré-candidato a deputado estadual da Paraíba, Segundo Domiciano, destacou as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais diante da seca que atinge o Sertão e o Semiárido paraibano. Segundo ele, a estiagem de 2025 está entre as mais severas dos últimos anos, agravando a situação de criadores que já convivem com desafios históricos no campo.

“O Sertão e o Semiárido nordestino passam por seca todos os anos, seja em maior ou menor intensidade, e sempre há escassez de alimento. Este ano, não choveu no primeiro semestre, e isso aumentou as dificuldades de quem depende da atividade rural”, afirmou.

Segundo Domiciano defende a criação de um fundo estadual de combate à seca para garantir medidas permanentes de apoio aos criadores, como a disponibilização de silagem de milho, incentivo para compra de concentrados e proteínas, além de políticas voltadas para o fortalecimento da cadeia do leite.

“Todo ano o governo demora a liberar, por exemplo, a silagem de milho. Se houvesse um fundo específico, seria possível disponibilizar não só a silagem, mas também incentivos para concentrados, bonificação na compra do leite e até perfuração de poços para quem fornece leite ao Estado”, explicou.

Para o pré-candidato, o fundo permitiria agir de forma mais rápida e eficaz, evitando que a burocracia prejudique ainda mais os produtores rurais em períodos críticos. “Os criadores já têm dificuldades, e a seca amplia esses problemas. É preciso ter uma lei estadual que garanta suporte direto e contínuo para quem vive da atividade rural”, completou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Confira a entrevista completa no link abaixo:

Por Felipe Vilar - Patos Online