No dia 25 de setembro, a cidade de Pombal recebeu oficialmente o lançamento da coletânea literária Sala de Arte do Terror, resultado da oficina “Desvendando o Terror”, ministrada pelo escritor Ramon Silva na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Estrelo, localizada na zona rural do município.
A oficina reuniu uma turma multisseriada de alunos do ensino fundamental e teve como objetivo desmistificar o gênero do terror, mostrando que ele pode ser trabalhado de forma educativa em sala de aula. “Esse projeto é minha contribuição para mostrar que o terror pode ser usado na educação. Os alunos aprenderam sobre literatura, enfrentaram seus medos e os transformaram em histórias interessantes”, destacou o autor Ramon Silva.
Durante as atividades, os estudantes foram incentivados a desenvolver contos curtos de terror infantil. Além disso, o projeto também envolveu a parte visual: Carlos Eduardo, aluno da escola, foi o responsável pelas ilustrações que antecedem cada conto, e a capa foi montada pela designer Jessyka Alves.
A experiência marcou os participantes. “Eu fiquei muito feliz em participar da oficina. O professor é um cara legal que ensinou muita coisa”, disse Rebeca, de apenas 9 anos.
Segundo Ramon Silva, o trabalho não apenas estimula a criatividade, mas também ensina os jovens a compreender o papel do medo na vida das pessoas, como forma de alerta e proteção. “Mais do que histórias assustadoras, o terror pode abrir espaço para conversas sobre sentimentos e vivências que muitas vezes não aparecem em outros gêneros”, completou o escritor.
O projeto foi realizado por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, com apoio da Lei Aldir Blanc, dentro do edital Sala de Arte.
A coletânea Sala de Arte do Terror já está disponível para o público em duas versões: digital, pela Amazon, e física, pela Uiclap. Os links podem ser encontrados no perfil do organizador da coletânea no Instagram: @ramonsilvaautor.
Por Assessoria