Locais Trabalho ou folga?
Comércio de Patos pode abrir no feriado de 24 de setembro; repartições públicas não terão expediente
A abertura será possível porque a Convenção Coletiva de Trabalho permite que os empregadores convoquem os trabalhadores para o expediente, mediante o pagamento de uma gratificação de R$ 65,00 pelo dia trabalhado e a concessão de uma folga remunerada dentro dos trinta dias subsequentes.
23/09/2025 14h00 Atualizada há 3 horas
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: reprodução

O comércio de Patos poderá abrir as portas normalmente nesta quarta-feira, 24 de setembro, feriado municipal de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade.

A abertura será possível porque a Convenção Coletiva de Trabalho, que rege as atividades das empresas dos setores de comércio e serviços em Patos e região, permite que os empregadores convoquem os trabalhadores para o expediente, mediante o pagamento de uma gratificação de R$ 65,00 pelo dia trabalhado e a concessão de uma folga remunerada dentro dos trinta dias subsequentes.

Mesmo com a permissão legal para o funcionamento, a maior parte das empresas deve respeitar o feriado, com exceção dos estabelecimentos que comercializam alimentos e outros produtos de primeira necessidade. Já as lojas que vendem outros tipos de produtos também poderão funcionar, a depender da avaliação de cada gerente, com base na movimentação esperada.

As repartições públicas federais, estaduais e municipais não terão expediente nesta quarta-feira, respeitando a legislação municipal, à exceção dos serviços essenciais.

As agências bancárias também não terão expediente no dia 24, mas retornam normalmente às atividades na quinta-feira, 25 de setembro.