A Prefeitura de Patos, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTRANS), oficializou, na última semana, o retorno do estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul, que não operava na cidade há mais de 10 anos. A medida foi regulamentada pelo prefeito Nabor Wanderley por meio de decreto publicado no último dia 17 de setembro.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, a implantação do sistema será completa, incluindo sinalização vertical e horizontal, contratação de agentes operacionais e tecnologia digital para o pagamento do estacionamento. A sinalização vertical teve início já no dia 23 de setembro, e a expectativa é que todo o processo seja concluído até o final de outubro, com início da operação prevista para o começo de novembro.
“O usuário pagará R$ 2,00 por hora de estacionamento, valor que permanece o mesmo desde a última operação da Zona Azul. Haverá um tempo de tolerância de 10 minutos, sem cobrança, mas após esse período o pagamento será obrigatório. O tempo máximo de permanência será de uma hora, podendo o ticket ser renovado”, explicou o superintendente.
O processo seletivo para contratação de agentes começou no mesmo dia da publicação do decreto, com encerramento nesta terça-feira, 23 de setembro. Após a seleção, os profissionais passarão por entrevistas e treinamento para operar o sistema digital de cobrança.
Segundo a STTRANS, a volta da Zona Azul tem como objetivo organizar o trânsito, garantir rotatividade nas vagas e democratizar o estacionamento nas ruas de Patos, evitando que alguns motoristas ocupem espaços de forma prolongada ou indevida.
“Sabemos que o número de veículos aumenta significativamente e que algumas pessoas acreditam serem donas das vagas em frente aos estabelecimentos. A Zona Azul garante que todos tenham acesso às vagas de forma justa, e quem desrespeitar estará cometendo infração de trânsito”, afirmou o superintendente.
O decreto do prefeito Nabor Wanderley define todas as ruas e áreas que serão incluídas na cobrança, e a expectativa da Prefeitura é que o sistema proporcione mais segurança e organização no trânsito da cidade.