A cidade de Patos viveu, nesta quarta-feira (24), um dos momentos mais esperados do calendário religioso do Sertão paraibano: o encerramento da 237ª edição da Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira do município e da Diocese de Patos.
A programação começou pela manhã, com a Solene Celebração Eucarística às 10h, realizada na Catedral de Nossa Senhora da Guia. A missa foi presidida pelo bispo diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco Gabriel, e contou com a participação do bispo de Patos, Dom Eraldo, além de padres diocesanos e convidados de dioceses vizinhas.
À tarde, milhares de fiéis tomaram as ruas da cidade para acompanhar a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora da Guia, realizada às 17h. Logo após, no Largo Dom Gerardo, Dom Eraldo acolheu os devotos e Dom Francisco presidiu mais uma vez a celebração solene de encerramento, marcada pela descida da bandeira, gesto que simboliza o fim oficial da festa deste ano.
“Com a grande e solene procissão, marcamos o encerramento da edição 237 da festa de Nossa Senhora da Guia. Fé que move multidões! Milhares de fiéis tomam as ruas de Patos para homenagear Nossa Senhora da Guia, nossa padroeira amada. Um momento de devoção, tradição e amor que fortalece o coração do Sertão”, destacou a diocese.
Em 2025, a festa refletiu sobre o Ano Jubilar, com a temática central: “Maria, Mãe da Igreja Peregrina de Esperança”. Além da forte expressão de fé e devoção mariana, o evento também movimentou a economia local e reafirmou sua relevância cultural, consolidando-se como uma das maiores manifestações religiosas da Paraíba.
Por Patos Online