Nesta quarta-feira (24), a juíza eleitoral da 38ª Zona Eleitoral, Fernanda de Araújo Paz, determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Riacho dos Cavalos, Arthur Vieira Carneiro, e do vice, Joaquim Carreiro Barbosa, além de declarar a inelegibilidade de ambos pelo período de oito anos. Esta é a segunda decisão em pouco mais de dez dias contra a atual gestão do município, localizado no Sertão paraibano.
A decisão foi tomada no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura a prática de abuso de poder político, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação social e captação ilícita de sufrágio durante a campanha das eleições municipais de 2024.
Além da perda dos mandatos e da inelegibilidade, a magistrada também aplicou multa de R$ 75 mil a cada um dos investigados. O prefeito Arthur Vieira Carneiro recebeu ainda outra penalidade: terá que pagar mais R$ 75 mil em multa, elevando o valor total da sua condenação.
Na decisão, a juíza determinou ainda a remessa dos autos ao Ministério Público Estadual e Federal, à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, para que sejam apurados possíveis ilícitos administrativos, criminais e de improbidade administrativa decorrentes das condutas julgadas.
Com a nova cassação, a situação política de Riacho dos Cavalos permanece instável, e o caso deve seguir para instâncias superiores da Justiça Eleitoral.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB