Em uma partida com polêmica envolvendo a arbitragem, Grêmio e Botafogo ficaram no empate por 1 a 1 nesta quarta-feira (24), na Arena do Grêmio, em partida atrasada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Botafogo abriu o placar com Cuiabano fazendo valer a "lei do ex" e ia segurando a vitória até os 44 minutos, quando Tiago Volpi cobrou pênalti polêmico assinalado pelo árbitro depois de ser chamado pelo VAR.
O empate mantém o Botafogo fora do G-4 do Brasileirão, em quinto lugar, com 40 pontos, a dois do Mirassol. Já o Grêmio se distanciou um pouco mais da zona de rebaixamento, subindo para a 11ª colocação, com 29 pontos.
Apesar do Botafogo ter começado a partida controlando a posse da bola, as primeiras chances foram criadas pelo Grêmio. Aos cinco, Kannemann finalizou no susto e Léo Linck defendeu. Na sequência, Marlon cruzou e Edenílson cabeceou firme. O goleiro botafoguense espalmou para escanteio.
Depois de um início movimentado, o jogo ficou truncado e só teve chances na reta final do primeiro tempo. Tiago Volpi salvou o Grêmio na falta cobrada por Artur e na finalização de Arthur Cabral. Aos 44, André Henrique recebeu de Willian e chutou pela linha de fundo.
A "lei do ex" deu as caras na Arena do Grêmio no início do segundo tempo. Aos sete minutos, Cuiabano recebeu lançamento de Marlon Freitas nas costas da zaga tricolor, dominou e bateu de direita no canto de Tiago Volpi.
Em busca do empate, o Grêmio abusou dos cruzamentos na área do Botafogo. E foi assim que conseguiu o empate, aos 44 minutos. Marlon cobrou falta e a bola desviou em Matheus Martins na barreira e saiu. O árbitro foi chamado pelo VAR e assinalou pênalti ao ver a bola toque na mão do camisa 11. O goleiro Tiago Volpi deslocou Léo Linck e deixou tudo igual.
Os acréscimos foram emocionantes. No contra-ataque, Kadir acertou a trave de Volpi, apesar do auxiliar ter assinalado impedimento. Aos 49, Alex Santana subiu livre no cruzamento e cabeceou no travessão.
Grêmio: 11º colocado, com 29 pontos
Botafogo: 5º colocado, com 40 pontos
Vitória (C): 28/09, 11h (de Brasília) - Brasileirão
Santos (F): 01/10, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Red Bull Bragantino (F): 04/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fluminense (F): 28/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (C): 01/10, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (F): 04/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN