Locais Cultura
FUNES recebe lançamento da nova obra infantil de Junior Misaki em noite de casa cheia
Este ano, Misaki foi o autor homenageado na Feira Literária de Galante (FLIGA) e segue consolidando sua trajetória como escritor, ilustrador e cantor
27/09/2025 22h30 Atualizada há 3 horas
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com Assessoria
Foto: divulgação

A Fundação Ernani Satyro, em Patos (PB), foi palco de uma noite memorável nesta sexta-feira (26), com o lançamento da sétima obra literária do escritor e ilustrador paraibano Junior Misaki: “O Natal do Moleque do Beiral”. O livro resgata memórias afetivas da infância do autor na rua Tabelião Manoel Fernandes, conhecida como comunidade Beiral, onde ele viveu parte da infância e adolescência entre os anos 1980 e 1990.

A obra, escrita em prosa poética, aborda temas sociais ainda muito presentes no Brasil, como a exclusão social e a luta por acreditar nos sonhos. O enredo acompanha a vida de um garoto apelidado de “Moleque”, que mora com a avó, tios, primos e irmãos, enfrentando diariamente os desafios impostos pela pobreza no final do século passado.

“Esse livro é uma forma de revisitar minha infância e de dar voz às histórias que tantas crianças viveram e ainda vivem nas periferias. O Moleque carrega muito da minha vivência, mas também representa a esperança de milhares que, mesmo diante das dificuldades, sonham com um futuro diferente”, destacou Misaki durante a apresentação.

A noite foi marcada pela presença de artistas, escritores, educadores, comunicadores e admiradores do trabalho do autor, que há cinco anos vem conquistando espaço na literatura infantil e juvenil paraibana e em outros estados.

Doutorando em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestre em Artes pela UFRN, Misaki comentou sobre o processo criativo da obra, que traz ilustrações feitas em aquarela pelo próprio autor. “Aquarelar cada página foi um exercício de afeto. Quis que a delicadeza das imagens contrastasse com a dureza do tema, porque acredito que a literatura infantil deve acolher e, ao mesmo tempo, provocar reflexões”, explicou.

O evento contou ainda com falas que reforçaram a importância do trabalho de Misaki. A Dra. Cláudia Gean ressaltou a relevância de suas obras para a formação de leitores; a pedagoga Lidiany Silva compartilhou a experiência de um projeto de leitura em sua escola com os livros do autor; e a professora Rejane Cunegundes, colaboradora de A Raposa: Depois daquele Adeus, refletiu sobre a contribuição da nova obra para a literatura infantil e juvenil paraibana.

Durante a cerimônia, Junior Misaki homenageou Rejane Cunegundes por sua colaboração em projetos anteriores e fez uma doação de exemplares de seus livros para a biblioteca da Fundação Ernani Satyro. “Doar livros é também plantar sonhos. Quero que essas histórias alcancem cada vez mais crianças, principalmente aquelas que precisam acreditar que seus sonhos são possíveis”, disse o escritor.

Este ano, Misaki foi o autor homenageado na Feira Literária de Galante (FLIGA) e segue consolidando sua trajetória como escritor, ilustrador e cantor. Além dos livros, ele também se dedica ao projeto de contação de histórias “Aventuras na Mala da Leitura”, que em breve ganhará uma nova temporada.

 

Assessoria