Gerais Cultura
3ª Festa da Bailarina celebra a força do sertão e a delicadeza do balé em Patos
A Festa da Bailarina consolidou-se como um dos principais eventos culturais do calendário patoense, reafirmando o compromisso com a valorização da arte, da educação e da identidade sertaneja
28/09/2025 10h23 Atualizada há 1 dia
Por: Marcos Oliveira Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Foto: Divulgação

Com o tema “Entre Cactos e Sapatilhas”, a 3ª edição da Festa da Bailarina movimentou o Patos Shopping na noite deste sábado (27). O evento, realizado com apoio da Prefeitura de Patos, por meio das Secretarias de Juventude e de Cultura, Esporte e Turismo, reuniu crianças, jovens e adultos em uma celebração que uniu a delicadeza do balé à resistência e identidade cultural do sertão.

A programação contou com diversas apresentações artísticas de grupos locais e regionais, além de homenagens às professoras de balé de Patos e cidades vizinhas. As profissionais receberam comendas entregues pela vereadora Lúcia de Chica Motta, madrinha oficial do evento, em reconhecimento à sua contribuição para a formação cultural de crianças e jovens.

“É com grande alegria que participo desta festa. Um evento muito bonito, de grande porte, que representa o crescimento da cultura em Patos”, destacou a vereadora.

O vice-prefeito de Patos, professor Jacob Souto, ressaltou a interação entre gerações proporcionada pelo encontro. “A gestão tem investido muito na cultura. É algo que beneficia desde as crianças até a terceira idade e fortalece a identidade dos jovens.”

Já o secretário da Juventude, Ulisses Neto, enfatizou o papel da parceria entre instituições públicas e privadas. “É assim, dialogando e incentivando, que vamos construir um futuro melhor para nossas crianças, adolescentes e jovens.”

Idealizadora do projeto, a professora e ativista cultural Cynthia Carvalho, do Ponto de Cultura Coletivo Derréis, lembrou que a iniciativa nasceu como forma de valorização das profissionais da dança. “A Festa da Bailarina é um protagonismo merecido para essas mulheres que dedicam suas vidas ao balé, além de ser um espaço de confraternização entre alunas, professoras e amantes da arte.”

Entre os grupos que se apresentaram estiveram a Dança Inclusiva do CRAS Mariana Alves e do Espaço Ballet Tia Lis; Projeto Social Operação Resgate; Centro Educacional Estrela Dalva; Grupo de Ginástica Geral da cidade de Malta; Projeto Ação Educar (Matureia); Instituto Educacional Dentinho de Leite; Instituto Educacional Maria do Socorro; Ballet Sênior do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José do Bonfim; além do Projeto “No Ritmo da Comunidade”, do bairro São Judas Tadeu, em Patos.

A Festa da Bailarina consolidou-se como um dos principais eventos culturais do calendário patoense, reafirmando o compromisso com a valorização da arte, da educação e da identidade sertaneja.

Secom – Prefeitura de Patos