Depois do jogo contra o Grêmio, o técnico Jair Ventura avisou que a partida desta quarta-feira contra o Ceará, que marcou sua estreia no Barradão, seria uma final de Copa do Mundo, e o elenco parece que entendeu o recado. Em jogo muito equilibrado, o Rubro-Negro bateu o embalado Vozão por 1 a 0 e ganhou respiro na luta contra o rebaixamento. Zé Marcos foi o autor do único gol da partida, ainda no início do primeiro tempo.
O resultado faz o Vitória subir para a 17ª posição, com 25 pontos, e se aproximar do Santos, primeiro time fora do Z-4, que tem 28. Já o Ceará segue no meio da tabela, em 11º, com 31.
Sem mudanças na escalação, o Vitória começou o jogo com pressão alta na saída de bola do Ceará e até viu boas chances se desenharem no ataque, mas não conseguiu dar sequência às jogadas, seja por impedimento ou falta de refino no último passe. Quem acabou finalizando pela primeira vez no jogo foi o Vozão, que chegou com perigo em cobrança de falta de Lourenço do meio da rua para boa defesa de Lucas Arcanjo, aos 12 minutos.
Mas o Vitória respondeu em grande estilo seis minutos depois. Em escanteio cobrado por Ronald, o zagueiro Lucas Halter desviou na primeira trave e encontrou Zé Marcos, seu companheiro de posição, no segundo pau para estufar as redes de Bruno Ferreira e abrir o placar.
Na reta final da primeira etapa, o Ceará começou a rondar mais a área do Vitória, que pareceu ter sentado na magra vantagem. Para a sorte do time baiano, o Alvinegro não foi agudo o suficiente para ameaçar a meta de Lucas Arcanjo.
O segundo tempo começou mais picotado, com dois cartões amarelos, substituições e até princípio de confusão. Chance de gol que é bom, só aos 11 minutos. Galeano desceu bem pela ponta direita e serviu Pedro Raúl dentro da área, que chutou por cima do gol.
O jogo voltou a esquentar aos 22 minutos, quando Zé Marcos aproveitou nova sobra dentro da área e saiu de cara com Bruno Ferreira para tirar tinta do travessão em cabeceio. Na sequência, o Ceará respondeu em chute venenoso de Zanocelo de longa distância para boa defesa de Lucas Arcanjo.
Na reta final do jogo, o cenário já era esperado: o Vitória se segurou mais na defesa, enquanto o Ceará se lançou ao ataque em busca do empate. A equipe de Léo Condé até chegou com perigo em finalização de bicicleta de Aylon, que bateu na trave, e em gol perdido por Willian Machado sozinho na área, já nos acréscimos. A equipe da casa, por sua vez, suportou o momento de pressão para sair com três pontos essenciais na luta contra o rebaixamento.
O Vitória tem novo compromisso marcado para as 16h deste domingo (horário de Brasília), quando visita o Vasco, em São Januário, pela 27ª rodada do Brasileirão. Já o Vozão entra em campo às 20h30 do mesmo dia, no Castelão, contra o Santos.
Fonte: Lance!