As mensalidades das escolas particulares da Paraíba devem sofrer um reajuste médio de 10% a partir de 2026. A previsão foi confirmada nesta quarta-feira (8) pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Paraíba (Sinepe-PB), Odésio Medeiros, em contato com o Portal MaisPB.
Segundo Medeiros, o aumento está relacionado ao crescimento dos custos operacionais das instituições, incluindo reajuste de salários, investimentos em melhorias na educação e reformas nas estruturas físicas das escolas. “A lei continua a mesma, as escolas fazem sua planilha e depois fixam o valor do reajuste. É bem verdade que nós sabemos que não se pode aumentar tanto, porque os pais não aguentam. Então, a nossa mensalidade vai subir em torno de 10%”, explicou o presidente do sindicato.
O dirigente afirmou que a maioria das escolas deve seguir essa média, embora cada instituição tenha autonomia para definir seus próprios valores. “Eu diria que 90% das escolas vai ficar na média de 10% de reajuste. Se bem que cada escola fixa o seu valor, mas nós orientamos que seja no máximo 10%, que é o período inflacionário”, acrescentou.
O reajuste visa manter a qualidade do ensino e garantir investimentos contínuos em infraestrutura e na capacitação de professores, segundo o Sinepe-PB. Ainda não há informações sobre a data exata em que o aumento será aplicado.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB