O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste sábado (11), um novo alerta de baixa umidade do ar que atinge mais de 70 cidades da Paraíba, incluindo Patos, no Sertão do estado. O aviso é válido durante todo o dia e chama a atenção das autoridades e da população para os riscos à saúde e de incêndios florestais.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, níveis considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nessas condições, há risco de desidratação, irritação nos olhos, garganta e pele, além do aumento do perigo de focos de incêndio em vegetações.
Em Patos, o clima seco tem sido perceptível nos últimos dias, com calor intenso e ausência de chuvas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam o alerta para que a população redobre os cuidados com a saúde e o meio ambiente.
As autoridades recomendam:
Além de Patos, o alerta também abrange importantes cidades do Sertão e Alto Sertão paraibano, como Pombal, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Piancó, Catingueira, Malta, São Mamede, Santa Teresinha, São José do Bonfim e Matureia.
O alerta de “perigo potencial” (nível amarelo) emitido pelo Inmet segue válido até o final do dia, podendo ser renovado caso as condições de baixa umidade persistam.
Com o forte calor e o ar seco característicos deste período, os especialistas reforçam que a prevenção é a melhor medida para evitar complicações respiratórias e situações de emergência.
Confira a lista completa:
Por Patos Online