Esportes Seleção Brasileira
Fabrício Bruno comete falhas, Brasil sofre virada e perde para o Japão pela primeira vez na história
O Brasil marcou no primeiro tempo com o lateral-direito PH, do Vasco, e com Martinelli. Mas, no segundo tempo, Minamino, Nakamura e Ueda deram a virada aos japoneses, que comemoraram como se fosse um título após o apito final.
14/10/2025 09h55
Por: Felipe Vilar Fonte: ESPN
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

seleção brasileira perdeu pela primeira vez na história para o Japão. Nesta terça-feira (14), em Tóquio, o Brasil chegou a abrir 2 a 0, mas levou a virada por 3 a 2 após falhas de Fabrício Bruno e também do goleiro Hugo Souza, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026.

O Brasil marcou no primeiro tempo com o lateral-direito PH, do Vasco, e com Martinelli. Mas, no segundo tempo, Minamino, Nakamura e Ueda deram a virada aos japoneses, que comemoraram como se fosse um título após o apito final.

Com uma seleção bastante modificada em relação ao time que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0 na última semana, o Brasil não teve vida fácil nos primeiros minutos de partida.

A primeira grande chance foi do Japão. Aos 21 minutos, Ueda, na pequena área, bateu cruzado, a bola passou rente à frente do gol, mas ninguém completou para as redes.

Pouco depois, na primeira boa investida do Brasil, saiu o primeiro. Bruno Guimarães achou lindo passe para Paulo Henrique, que saiu na cara do goleiro e tocou para fazer 1 a 0. Não demorou muito para sair o segundo. Aos 31 minutos, Paquetá cavou na entrada da área para Martinelli finalizar e fazer 2 a 0.

Mas, o que se encaminhava para ser uma vitória tranquila do Brasil mudou drasticamente no segundo tempo.

O Japão melhorou em campo, começou a pressionar, mas diminuiu após uma falha bisonha de Fabrício Bruno. O zagueiro do Cruzeiro caiu após tentar sair jogando, deixou a bola nos pés de Minamino, que só teve o trabalho de finalizar e descontar o marcador.

Ancelotti mexeu na seleção após o gol japonês e colocou Joelinton, Rodrygo e Matheus Cunha.

Porém, nem houve tempo para o time se acostumar com as mexidas, uma vez que o Japão chegou ao empate aos 16 minutos. Nakamura recebeu do lado esquerdo da área e bateu cruzado, Fabrício Bruno tentou cortar e mandou para dentro do gol.

Sem conseguir reagir e contra um Japão empolgado, o Brasil viu os donos da casa virarem o marcador. Após escanteio, Ueda ganhou no alto, cabeceou em cima de Hugo Souza, que espalmou para o fundo das redes, levando a torcida em Tóquio à loucura.

Ancelotti mexeu mais uma vez e mandou Estêvão, Caio Henrique e Richarlison a campo. O Brasil ficou mais com a bola e tentou sufocar o Japão, principalmente com cruzamentos para a área. A melhor chance do empate foi nos acréscimos. Estêvão fez cruzamento na cabeça de Richarlison, que mandou por cima do gol.

Após o apito final, o banco de reservas do Japão invadiu o campo para celebrar a vitória histórica da seleção asiática, sendo esta a primeira na história contra o Brasil.

Fonte: ESPN