Educação DESTAQUE
De Patos a Brasília: Aluno paraibano representa o Nordeste na Etapa Nacional da Conferência pelo Meio Ambiente
Com apenas 12 anos, Ismael, estudante da Escola Cívico-Militar Monsenhor Manuel Vieira, venceu etapas municipal, estadual e nacional, e agora disputa o título de destaque nacional da VI CNIJMA, representando todo o Nordeste
15/10/2025 15h35 Atualizada há 3 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

A história de Ismael de Sousa Lucena, de apenas 12 anos, está inspirando toda a Paraíba e colocando o Nordeste em evidência no cenário da educação ambiental brasileira. O jovem estudante da Escola Cívico-Militar Monsenhor Manuel Vieira, em Patos, conquistou um feito histórico: depois de vencer as etapas municipal, estadual e nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), agora representa todo o Nordeste na disputa pelo título nacional da conferência, que acontece em Brasília (DF).

Tudo começou em Patos, quando Ismael apresentou seu projeto “Combate à Desinformação sobre Justiça Climática”, uma proposta que chama atenção para os riscos das fake news ambientais e a importância da educação como ferramenta de conscientização climática. O trabalho se destacou na etapa municipal, garantindo sua vaga para a fase seguinte.

Na capital João Pessoa, o estudante representou a cidade de Patos e conquistou a vitória estadual, superando mais de 60 projetos de toda a Paraíba. Dali, o projeto foi entregue oficialmente ao MEC Paraíba, que indicou Ismael como o representante oficial do estado na etapa nacional da conferência, realizada em Brasília.

Em solo brasiliense, o jovem patoense brilhou mais uma vez: venceu a etapa nacional e garantiu a classificação como representante do Nordeste para a grande final, que vai definir o melhor projeto infantojuvenil do Brasil sobre meio ambiente e justiça climática.

Um exemplo que inspira e orgulha Patos

Durante toda a trajetória, Ismael contou com o apoio de sua escola, da Secretaria Municipal de Educação, e da Câmara Municipal de Patos, através do vereador Júnior Contigo, que foi um dos primeiros a reconhecer o talento do estudante.

Em agosto deste ano, Ismael e sua professora orientadora, Marcela Meira Ramos Abrantes, receberam um voto de aplauso na Câmara, por iniciativa do vereador, após a conquista da etapa estadual.

“Reconhecer o esforço e o talento de Ismael é valorizar a educação de Patos. Ele carrega o nome da nossa cidade para todo o Brasil e serve de exemplo para outros jovens”, destacou Júnior Contigo durante a homenagem.

Dois meses depois, a profecia se cumpriu. Agora, Ismael não apenas leva o nome de Patos e da Paraíba, mas representa todo o Nordeste no maior evento nacional de protagonismo ambiental estudantil.

Em vídeo gravado durante a preparação em Goiás, o estudante agradeceu a todos que o ajudaram na jornada:

“Queria agradecer à Secretária de Educação, Adriana Carneiro, à minha escola ECIM Monsenhor Manuel Vieira, e à Câmara Municipal de Patos, em nome do vereador Júnior Contigo”, disse o jovem.

Loading...

Educação, ciência e futuro

A VI CNIJMA é promovida pelos Ministérios da Educação, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. O evento faz parte da preparação do país para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém (PA) em 2025.

Ao representar o Nordeste, Ismael se torna símbolo do poder transformador da educação pública e do protagonismo juvenil. Seu projeto não apenas defende o meio ambiente — ele mostra como conhecimento, empatia e verdade podem ser as armas mais poderosas contra a desinformação.

O vereador Júnior Contigo celebrou mais uma vez a conquista:

“É inspirador ver um jovem da nossa cidade levando o nome de Patos, da Paraíba e agora do Nordeste tão longe. Essa conquista não é apenas dele; é de toda a nossa cidade! Ismael representa exatamente o que acreditamos: que o futuro de Patos e do Brasil está na educação e no protagonismo dos nossos jovens.”

De uma semente em Patos para o mundo

Da sala de aula à capital do país, Ismael prova que quando o conhecimento encontra propósito, floresce esperança. Sua trajetória mostra que o futuro sustentável do Brasil pode nascer em qualquer canto — inclusive em uma escola pública do Sertão paraibano, onde um menino de 12 anos decidiu transformar informação em ação e inspirar todo o Nordeste.

Por Assessoria