Esportes Brasileirão
Grêmio cresce no jogo, 'passa por cima' do São Paulo e se recupera no Brasileirão após derrota polêmica
Carlos Vinicius marcou os dois gols do Tricolor Gaúcho na vitória sobre os paulistas.
16/10/2025 20h25
Por: Felipe Vilar Fonte: ESPN
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Em duelo de tricolores em Porto Alegre, deu Grêmio! Contra o São Paulo, o Imortal venceu por 2 a 0, nesta quinta-feira (16), e subiu duas posições no Campeonato Brasileiro, superando a derrota na última rodada, recheada de polêmicas da arbitragem.

Carlos Vinicius marcou os dois gols do Tricolor Gaúcho na vitória sobre os paulistas.

Com os três pontos, o Grêmio assumiu o 11º lugar, com 36 pontos, deixando para trás Ceará e Corinthians na tabela.

Já o São Paulo ficou estacionado na  posição, com duas derrotas consecutivas. O time de Hernán Crespo tem 38 pontos, agora apenas dois a mais que o rival desta noite.

Como foi o jogo:

Em primeiro tempo morno, estudado e com um São Paulo mais ambicioso, foi o Grêmio quem conseguiu tirar o zero do placar após pressão na reta final dos primeiros 45 minutos, que acabou transformando o decorrer da partida.

Os visitantes tomaram mais a iniciativa, trabalhando a posse de bola de pé em pé a partir da defesa, tentando ir avançando e ganhando terreno, mas sem muita pressa. Com o Grêmio postado, sem subir muito a pressão, o São Paulo pouco conseguiu criar com perigo, apesar da maior posse de bola.

Na etapa inicial, a melhor oportunidade do time de Hernán Crespo veio aos 27 minutos, quando Gonzalo Tapia recebeu na área, ajeitou com o corpo e bateu com a bola ainda no ar, sem deixá-la cair, mas a finalização acabou subindo muito, mas assustando o goleiro Gabriel Grando.

Antes disso, aos 13, o chileno já havia driblado Marcos Rocha e chutado, em chance que levou menos perigo.

Vendo o rival tentar se impor, o Grêmio se arriscou pouco na primeira etapa, mas acabou se mostrando seguro, o que travou o jogo. Um tricolor, o paulista, tentando e não conseguindo criar, e o outro tricolor, o gaúcho, procurando jogar no erro do rival e acelerar, o que não rendeu muitos frutos.

A partir da entrada de Pavón no lugar de Alysson, porém, o Imortal cresceu e passou a incomodar mais quando tinha a bola.

A partir dos 35 minutos, todas as melhores chances do primeiro tempo foram gremistas, primeiro quando Pavón recebeu de Marcos Rocha e bateu colocado, no ângulo, mas parou em uma defesaça de Rafael, aos 36 minutos. Destro, o argentino bateu de canhota mesmo, e conseguiu levar muito perigo, obrigando o goleiro são-paulino a fazer linda defesa de mão trocada.

Pouco depois, após escanteio, Rafael fez nova grande defesa. O jogo virou e o Grêmio ganhou confiança, passando a pressionar em busca do primeiro gol, que não demorou a vir.

Aos 38, Amuzu arriscou de fora da área e bateu mascado, mas a bola sobrou limpa para Carlos Vinícius fazer 1 a 0, cara a cara com Rafael. A zaga do São Paulo saiu para deixá-lo em impedimento, mas falhou e viu o atacante marcar em posição legal.

Castigo para um time que começou bem, mas não aproveitou as oportunidades e foi esfriando ao longo do jogo, enquanto o Grêmio fez justamente o oposto, crescendo no decorrer do primeiro tempo e conseguindo abrir o placar.

Atrás no placar, Crespo desfez a linha de três zagueiros e tirou Alan Franco para a entrada de Lucas Moura, meia-atacante que é uma das referências técnicas do time e vem ganhando ritmo de jogo após longo período de inatividade por problemas no joelho.

Na etapa final, com a vantagem, o jogo ficou ainda mais confortável para o Grêmio, que já jogava buscando fechar espaços e sair em velocidade. Mantendo a pressão dos minutos finais dos primeiros 45 minutos, o dono da Arena começou com tudo no segundo tempo.

Após pelo menos duas boas chances, os mandantes conseguiram ampliar aos 10 minutos, de novo com Carlos Vinicius, agora cobrando pênalti sofrido por Edenilson, que avançou em boa jogada e foi atropelado por Sabino. 2 a 0 merecido! Desde que entrou no jogo, a partir dos 30 do primeiro tempo, só deu Grêmio.

Sem conseguir reagir na primeira metade da etapa derradeira, Crespo acionou Luiz Gustavo e Ferreira, tirando Rodriguinho e Tapia, buscando alternativas para o São Paulo tentar algo de diferente, o que pouco se concretizou.

Aos 28, após receber passe de Lucas, Ferreira bateu colocado, mas errou o alvo, na melhor chance do Tricolor Paulista no jogo até então. O camisa 11, ex-Grêmio, foi muito vaiado sempre que pegou na bola.

O São Paulo chegou a ameaçar uma pressão, mas não durou muito. Aos 34, quase o Imortal matou o placar, mas Rafael brilhou mais uma vez para evitar o 3 a 0, fazendo grande defesa em chute cara a cara com Cristian Olivera.

Com os visitantes já rendidos, o Grêmio ainda teve mais duas boas chances, a primeira desperdiçada por Cristaldo, e a última, já nos acréscimos, que não acabou nem em finalização após erro de decisão de Olivera.

No último lance, o São Paulo chegou com perigo e acertou a trave, mas já não havia tempo para mais nada. Susto em cabeçada de Ferreira, que quase acionou a 'Lei do Ex', mas ficou por isso mesmo: 2 a 0 Grêmio!

Classificação no Brasileirão:

Próximos jogos do Grêmio:

Próximos jogos do São Paulo:

Fonte: ESPN