Neste domingo, 19 de outubro de 2025, o município de Solidão, no Sertão de Pernambuco, celebrou o 55° ano da tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, uma das manifestações religiosas mais marcantes da região. O evento, que acontece anualmente durante a terceira semana do mês de outubro, é marcado por nove noites de novenário e momentos de intensa devoção popular.
De acordo com a tradição local, quando o mês de outubro conta com cinco domingos, a festa é transferida para a quarta semana. As celebrações sempre têm início em uma sexta-feira e se encerram no domingo, reunindo fiéis de diversas cidades do Sertão e de estados vizinhos.
Durante as noites do novenário, os devotos se reúnem na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, onde participam de missas, cânticos e orações. O encerramento, realizado neste domingo, contou com procissão e missa solene, realizadas durante o dia. A programação começou às 8h, com a tradicional distribuição de café aos romeiros, seguida da procissão pelas ruas da cidade e da missa campal às 9h, nas proximidades da Gruta de Lourdes.
Um dos pontos altos da celebração é a subida à Serra de Solidão, onde está erguida a estátua do Cristo Redentor. São 740 degraus até o topo, local de oração, agradecimento e contemplação. No alto da serra, os devotos acendem velas, tiram fotos e expressam sua fé, enquanto na gruta, aos pés da serra, também são feitos pedidos e demonstrações de gratidão pelas graças alcançadas.