Política Eleições 2026
“Voltando para casa”: Cícero Lucena anuncia filiação ao MDB e confirma pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026
Durante um café da manhã em João Pessoa, o prefeito confirmou o retorno à legenda emedebista, onde iniciou parte de sua trajetória política.
20/10/2025 11h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta segunda-feira (20) sua filiação ao MDB para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. O movimento político marca o rompimento definitivo de Cícero com o Progressistas (PP) e com a base do governador João Azevêdo (PSB), após o partido negar apoio ao seu projeto eleitoral.

Durante um café da manhã em João Pessoa, o prefeito confirmou o retorno à legenda emedebista, onde iniciou parte de sua trajetória política. O encontro reuniu o senador Veneziano Vital do Rêgo, o deputado federal Mersinho Lucena, o deputado estadual Anderson Monteiro, o superintendente do DNIT na Paraíba e ex-deputado Arnaldo Monteiro, a vereadora Pâmela Vital do Rêgo e outras lideranças. O ato oficial de filiação está marcado para o dia 7 de novembro.

Nas redes sociais, Cícero declarou estar “voltando para casa”, afirmando que aceitou o convite com o propósito de “fazer o melhor pela Paraíba e pelo seu povo”.

“Em nome do senador Veneziano e de todos os membros do MDB, informo que, visando à construção de um Estado mais justo, humano, solidário e inclusivo, retorno ao partido para somar esforços com meus colegas. Juntos, almejamos edificar o futuro que a Paraíba tanto anseia. Agradeço a Veneziano e a todos os companheiros que confiam em nosso trabalho, dedicação e ação, especialmente em nossa disposição de servir ao bem comum”, declarou o prefeito.

O senador Veneziano Vital do Rêgo, que também é vice-presidente do Senado Federal, celebrou a volta de Cícero e destacou que o retorno foi referendado pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Para o parlamentar, a chegada do prefeito de João Pessoa representa um reforço importante para o partido no estado.

“É com grande satisfação que recebemos de volta a esta casa, que é de todos nós e que representa quatro grandes referências do MDB. Este projeto, no qual o partido deposita confiança, é motivo de grande expectativa”, afirmou Veneziano.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cicero Lucena (@cicerolucena)

Saída do Progressistas

Cícero Lucena havia anunciado sua saída do PP no dia 5 de setembro, alegando falta de espaço e de critérios claros na escolha do candidato ao Governo da Paraíba dentro do grupo liderado por João Azevêdo.

O Progressistas pretende lançar o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato, com apoio do governador. Em nota, Cícero disse que pesquisas internas apontavam seu nome como preferido pelos eleitores, mas que esses dados teriam sido ignorados pela direção estadual da legenda.

“Apesar de todos os apelos por critérios justos e transparentes na escolha do candidato do grupo liderado pelo governador João Azevêdo, e diante da decisão da direção dos Progressistas de não apoiar esse desejo popular, comunico minha desfiliação da legenda”, afirmou Cícero na ocasião.

Em resposta, o PP criticou o posicionamento do prefeito, classificando suas declarações como “infundadas e sustentadas por um impulso individualista”.

Com a filiação ao MDB, Cícero Lucena entra oficialmente no jogo político de 2026 e reforça seu nome como um dos principais pré-candidatos ao Governo da Paraíba, em um cenário que promete reestruturar o mapa das alianças partidárias no estado.

Por Patos Online