O Santos perdeu a chance de respirar na luta contra o rebaixamento ao ser batido pelo Vitória, por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (20), na Vila Belmiro, no encerramento da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O único gol da partida foi marcado por Matheuzinho, que comemorou imitando Neymar, presente na Vila Belmiro.
Agora, Santos e Vitória estão empatados com 31 pontos. Mas o Leão continua na zona de rebaixamento, em 17º lugar, por ter uma vitória a menos que o Peixe (8 a 7).
Essa foi a primeira vez que o Vitória conseguiu ganhar do Santos como visitante em toda a história. Antes, o Leão tinha sido derrotado 14 vezes e empatado outras seis.
O VAR foi protagonista na etapa inicial na Vila Belmiro.
Logo no primeiro minuto, Lautaro Díaz caiu na área e o árbitro assinalou pênalti para o Santos, mas voltou atrás depois de rever o lance no árbitro de vídeo. O atacante santista havia chutado o chão, sem ser tocado.
Aos 36 minutos, Gabriel Brazão trombou com Renzo López após cruzamento na área. Chamado pelo VAR, o árbitro assinalou pênalti para o Vitória. Matheuzinho cobrou no meio e abriu o placar na Vila Belmiro, fazendo a comemoração de Neymar.
O Santos esboçou uma pressão na reta final do primeiro tempo. Escobar quase fez gol sem querer ao tentar cruzar para a área. Lucas Arcanjo espalmou para escanteio. Na cobrança, Lautaro Díaz cabeceou rente a trave.
Com uma postura mais agressiva, o Peixe começou o segundo tempo em cima do Vitória. Zé Rafael arrancou em velocidade e passou para Barreal, mas o chute saiu fraco, nas mãos de Lucas Arcanjo. O rubro-negro baiano não conseguia ficar com a bola nos pés.
Em uma das melhores oportunidades, Escobar cruzou e Guilherme furou o peixinho, desviando pela linha de fundo. A resposta do Vitória quase foi letal. No contra-ataque, Osvaldo rolou para trás e Lucas Braga, de frente para o gol, acertou a trave.
A partida ficou aberta nos minutos finais, com o Santos se lançando todo para o ataque. Na última oportunidade, Rollheiser chutou forte de fora da área e Lucas Arcanjo espalmou para escanteio.
Santos: 16º colocado, com 31 pontos
Vitória: 17º colocado, com 31 pontos
Botafogo (F): 26/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C): 01/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (F): 06/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C): 25/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Cruzeiro (F): 01/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (C): 05/11, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN