Saúde Reclamação
Paciente reclama de atraso na entrega de insulina na 6ª Gerência de Saúde de Patos por falha no sistema; gerente explica o caso
Gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde afirma que instabilidade é temporária e causada por atualização no sistema nacional
22/10/2025 09h00 Atualizada há 45 minutos
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
6ª Gerência Regional de Saúde (Foto: Lamark Samuel/Google)

Pacientes diabéticos de Patos relataram dificuldades para conseguir insulina no 6° Núcleo de Saúde, alegando que há alguns dias o medicamento não vem sendo liberado devido à informação de que o sistema estaria fora do ar. Segundo os relatos, o problema afeta principalmente idosos dependentes da medicação sem acesso regular ao tratamento.

Um dos reclamantes contou ao Patos Online que tentou retirar o medicamento para a mãe na última segunda-feira, dia 20, e nesta terça-feira, 21 de outubro, mas ouviu dos funcionários a mesma justificativa: o sistema estaria inoperante. “Como eu, várias pessoas foram buscar e voltaram sem a medicação”, lamentou.

 

Outro lado

Procurado pelo Patos Online, o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Zeca, explicou que a falha ocorre no sistema nacional denominado OXY, que é responsável pela dispensação de medicamentos controlados e insulinas em todo o país. Segundo ele, a instabilidade não é permanente, mas pontual, semelhante ao que ocorre com outros sistemas públicos.

“O sistema OXY é nacional, não é de porte da 6ª Gerência. Ele tem sofrido instabilidade por conta da mudança do cartão SUS para o CPF, o que gera duplicidades e inconsistências na base de dados”, esclareceu.

Zeca afirmou ainda que a falha não tem se prolongado por vários dias consecutivos, e que, quando o sistema está ativo, a dispensação ocorre normalmente. “Possivelmente, a pessoa foi atendida em um momento em que o sistema estava fora do ar, mas isso é temporário e deve se normalizar em breve”, completou.