O Palmeiras teve uma noite para esquecer em Quito, no Equador. Nesta quinta-feira (23), no Estádio Casa Blanca, o Verdão visitou a LDU pelo jogo de ida da semifinal da CONMEBOL Libertadores, com transmissão no Disney+, e voltou para casa com uma derrota por 3 a 0.
Os gols do time equatoriano saíram ainda no primeiro tempo, com Alzugaray e Villamíl, duas vezes, estufando as redes.
Esta foi a pior derrota do técnico Abel Ferreira na competição continental, obrigado o Palmeiras, que perdeu a invencibilidade na atual edição, a vencer por pelo menos quatro gols de diferença em São Paulo.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (30), no Allianz Parque, em duelo que também terá transmissão ao vivo no Disney+, a partir das 21h30 (de Brasília).
Do outro lado da chave estão Racing e Flamengo. O Rubro-Negro largou na frente após vitória por 1 a 0, no Maracanã.
O Palmeiras viveu um verdadeiro pesadelo no primeiro tempo. E foram três gols sofridos em menos de 45 minutos.
Logo aos 3 minutos, Flaco López escapou por pouco de ser expulso após acertar o pé no ombro de Gruezo e levou o amarelo.
Carlos Miguel ainda fez três defesas fundamentais praticamente em sequência após chegadas perigosas de Villamíl e Quiñónez.
Mas o arqueiro do Verdão não conseguiu segurar finalização de Villamíl, que após jogada trabalhada do time da casa finalizou dentro da área no meio do gol para abrir o placar em Quito aos 16.
A primeira boa chance do Palmeiras só aconteceu com 21 minutos, com Raphael Veiga, mas o meia mandou finalização de longe para fora.
E a LDU ampliou aos 24. Quiñonez arriscou de longe e a bola bateu no braço de Andreas Pereira, dentro da área. A arbitragem marcou pênalti, e Alzugaray fez 2 a 0.
Nos acréscimos, Villamíl voltou a estufar as redes e fez o terceiro do time da casa após finalizar de primeira na área.
O Palmeiras voltou do intervalo com mudanças, com as entradas de Giay e Ramón Sosa nas vagas de Khellven e Raphael Veiga, respectivamente.
E o time teve chances de diminuir a desvantagem no placar, mas não as concretizou. A melhor delas com Sosa, que saiu cara a cara com Domínguez, mas o arqueiro equatoriano defendeu.
A LDU, por sua vez, seguiu levando perigo à meta do Palmeiras. Nos acréscimos, Estrada saiu cara a cara com Carlos Miguel, mas foi desarmado em cima da hora por Andreas.
Os equatorianos ainda terminaram a partida com uma a menos, após Ramírez dar uma entrada no tornozelo de Giay e levar o cartão vermelho direto.
Cruzeiro (C): 26/10, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
LDU (C): 30/10, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão no Disney+
Juventude (F): 02/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN