Policial Megaoperação
Complexo do Alemão vira campo de guerra em megaoperação contra membros do Comando Vermelho
Durante a ação, que mobiliza 2.500 policiais para o cumprimento de 100 mandados no Rio de Janeiro, houve tiroteio e barricadas em chamas
28/10/2025 10h55 Atualizada há 9 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Foto: reprodução

Os moradores dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acordaram nesta terça-feira (28/10) em meio a um cenário de guerra: fumaça, incêndios e intensas trocas de tiros entre as forças de segurança pública e criminosos do Comando Vermelho (CV). A ação faz parte da Operação Contenção, que cumpre 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão contra traficantes ligados à facção. A megaoperação mobiliza 2.500 policiais e já resultou em cinco mortes, sendo quatro suspeitos e um policial.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Durante as primeiras horas da operação, a polícia apreendeu dois fuzis, uma pistola e nove motocicletas, além de prender 23 traficantes. As investigações indicam que pelo menos 30 criminosos são oriundos do Pará.

A operação segue em andamento. Bandidos reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas para tentar impedir o avanço das tropas. Informações preliminares apontam que os suspeitos eram da Bahia e do Espírito Santo; os feridos permanecem internados sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Veja o balanço da operação:

Mais detalhes do caso:

“O poder é do Estado”

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada para deixar claro que o poder é do Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, os trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, declarou o governador Cláudio Castro.

Ao longo do dia, as equipes seguem cumprindo os mandados expedidos pela Justiça. A Operação Contenção conta ainda com apoio tecnológico, incluindo o uso de drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM.

A estrutura também inclui ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate para atendimento emergencial.

Drones e bombas

Em retaliação à megaoperação das forças de segurança, traficantes do Comando Vermelho (CV) lançaram bombas com drones contra policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da Polícia Civil do RJ.

A operação, resultado de mais de um ano de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), conta com a participação de promotores do Ministério Público Estadual e tem como objetivo capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados, além de conter a expansão territorial do CV. Os complexos do Alemão e da Penha abrangem 26 comunidades.

Participam da ação policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), unidades operacionais da PM da capital e da região metropolitana, além de agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil.

Fonte: Metrópoles