O Treze anunciou na terça-feira (28) a contratação do atacante Giva, revelado pelo Santos em 2013 e que chegou a ser apontado como um possível sucessor de Neymar na Vila Belmiro. Aos 32 anos, o jogador é o sexto nome confirmado pelo Galo da Borborema para a temporada de 2026, e o segundo reforço para o setor ofensivo.
Natural de Cachoeira-BA, Giva foi formado nas categorias de base do Santos e ganhou destaque ao integrar o elenco principal do clube durante a última temporada de Neymar no Brasil. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013, o atacante chamou atenção por ter boas características, como boa velocidade, movimentação e finalização. Naquele ano, inclusive, chegou a atuar ao lado de Neymar em partidas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.
Depois de um início promissor, Giva enfrentou uma sequência de lesões que frearam sua evolução na equipe santista. Ainda em 2013, passou por cirurgias no ombro e no púbis, o que comprometeu sua continuidade no elenco principal. Sem conseguir retomar o espaço no Santos, iniciou uma trajetória por diferentes clubes do futebol brasileiro e também no exterior.
O atacante acumula passagens por Coritiba, Figueirense, Joinville, Ponte Preta, CSA, Retrô e América-RN, além de experiências na Espanha, onde atuou por Llagostera e Badalona. No futebol paraibano, Giva já defendeu o Botafogo-PB em 2023, quando disputou duas partidas. Em 2025, vestindo a camisa do América-RN, marcou quatro gols e deu três assistências em 25 jogos, segundo o ogol.
O atacante chega com a missão de reforçar o elenco que será comandado por Roberto Fernandes. Para a próxima temporada, o Treze disputará apenas o Paraibano. A diretoria trabalha na formação de um elenco competitivo e, até o momento, conta com seis nomes confirmados: o goleiro João Vitor, o zagueiro Lucas Rocha, o lateral-esquerdo Bruno Ré, o meia Hugo Borges e os atacantes Vinícius Bala e Giva.
Fonte: ge PB