Policial Crime organizado
Ex-agente da PF e especialista em criminologia alerta sobre expansão das facções e risco de “narco-Estado” no Brasil
O especialista destacou que, apesar do investimento das forças de segurança, o crime organizado tem se expandido de forma geometricamente crescente, com ramificações internacionais e presença consolidada em todos os estados do país, incluindo o Nordeste.
30/10/2025 08h00 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Deusimar Guedes, ex-agente federal (Foto: Reprodução)

O especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa e ex-agente Especial da PF, Deusimar Guedes, fez um alerta sobre a expansão das organizações criminosas e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.

Em participação no Jornal Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas, Guedes afirmou que atualmente 25% da população brasileira vive sob influência de organizações criminosas, sem liberdade plena para ir e vir ou mesmo para proteger suas próprias residências. “A população não tem a liberdade de colocar uma câmera na frente da casa dela ou trancar a porta, porque precisa estar à disposição desses criminosos, principalmente quando estão em fuga ou precisam de esconderijo para drogas e outros ilícitos”, explicou.

O especialista destacou que, apesar do investimento das forças de segurança, o crime organizado tem se expandido de forma geometricamente crescente, com ramificações internacionais e presença consolidada em todos os estados do país, incluindo o Nordeste. Guedes alertou ainda para a influência sobre a juventude, que, muitas vezes impulsiva e agressiva, é atraída pelo poder proporcionado pelo armamento, cometendo crimes e, ao mesmo tempo, se autodestruindo.

Segundo ele, é urgente que os poderes públicos atuem de forma integrada e sem interesses pessoais ou políticos. “Se o Estado não tomar as rédeas de forma determinada, podemos chegar ao que especialistas chamam de um ‘narco-Estado’, um país dominado pelo tráfico, como já ocorreu em outros lugares”, afirmou.

Deusimar Guedes reforçou a necessidade de uma ação conjunta de todos os órgãos e autoridades para conter o avanço das facções: “Enquanto cada um cuidar apenas do seu interesse individual, o país inteiro vai afundar numa calamidade que talvez seja difícil reverter.”

Ouça mais detalhes abaixo:

Loading...


Deusimar Guedes - Crédito: Rádio Espinharas FM

O alerta do especialista reforça a gravidade da expansão do crime organizado no Brasil e a urgência de políticas públicas efetivas e coordenadas para proteger a população e recuperar o controle do Estado sobre territórios estratégicos.

Por Patos Online