O policial federal aposentado Deusimar Guedes afirmou ao jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM de Patos, que o crime organizado no Brasil já pode ser classificado como grupo terrorista, considerando o modus operandi com que vem atuando.
Segundo Deusimar, que também é especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa da Polícia Federal, embora ainda não haja reconhecimento oficial por parte das autoridades brasileiras, a forma de atuação dos criminosos contra as forças de segurança pública e a sociedade representa métodos típicos de terrorismo, cabendo ao Estado brasileiro mudar suas estratégias de combate às práticas criminosas.
“A forma como os criminosos agem — sitiando cidades, atacando postos policiais e utilizando drones, bombas, granadas e bloqueios — são atos terroristas. Espero que o Congresso Nacional aproveite este momento de comoção e preocupação da sociedade para enquadrar essas pessoas como terroristas”, disse Deusimar.
Ele acrescentou que o que mais assusta o criminoso é a certeza de uma legislação mais rigorosa e de punição efetiva por parte do Estado, associada ao combate ao poder financeiro das organizações criminosas, medidas que, segundo ele, precisam começar a ser aplicadas nos próximos anos.
Loading...