Destaque Câncer de mama
Dr. João Marcelo Cadete realiza palestra sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama em Patos nesta quinta (30)
O evento acontece às 19h30, no Hotel Nord, e contará com a presença de profissionais da saúde, parceiros e convidados
30/10/2025 19h04 Atualizada há 10 horas
Por: Matheus Oliveira Fonte: Patos Online
Dr. João Marcelo Wanderley Cadete - Foto: Redes Sociais

O médico mastologista e cirurgião oncológico Dr. João Marcelo Wanderley Cadete (CRM-PB 4844) estará em Patos nesta quinta-feira, 30 de outubro, para ministrar uma palestra especial sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. O evento acontecerá a partir das 19h30, no Hotel Nord, com participação de funcionários de clínicas locais, colaboradores do hotel e convidados.

Em vídeo enviado à redação do PatosOnline, o especialista destacou a importância da conscientização e do avanço tecnológico no enfrentamento à doença:

“Estamos levando algumas informações mais recentes sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. É fundamental diminuir as mutilações e o sofrimento que a paciente passa. Hoje, contamos com muitas tecnologias em tratamento clínico, medicamentoso e também radioterápico”, afirmou o médico.

O especialista explicou ainda que os tratamentos cirúrgicos podem ocorrer antes ou após a quimioterapia, que pode ser única ou combinada. Segundo ele, a cirurgia avançou com o suporte de quimioterapia, endócrino terapia, imunoterapia e bloqueadores. A oncolplastia é uma das opções que contribuem para reduzir a mutilação e preservar a estética mamária.
Dr. João Marcelo destacou também que a mamografia continua sendo o principal exame de imagem para a prevenção e o diagnóstico precoce, auxiliada por ultrassonografia e ressonância magnética. “Estamos avançando, mas o investimento é alto”, reforçou.

Durante a palestra, o médico agradeceu o apoio de parceiros que colaboram nas ações de conscientização, como Fernando Franco de Carvalho, Antônio Cílio, Laboratório Flávia Damascena, Farmácia Roval, Hospital São Francisco e Marcos da UDI, além da acolhida da equipe do Hotel Nord.

“Com o diagnóstico precoce, é possível realizar cirurgias menores e alcançar melhores resultados. Nosso objetivo é reforçar essa mensagem junto à população de Patos”, completou.

O mastologista ainda convidou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a prestigiar o evento, que integra as ações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama — uma das doenças que mais afetam mulheres em todo o mundo.