O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), voltou a se pronunciar sobre a pauta do projeto de anistia e afirmou que as discussões em torno do tema têm dificultado o andamento de pautas importantes para o país. O parlamentar concedeu entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, de João Pessoa.
Segundo Motta, o assunto continua dividindo a nação, e as manifestações e pressões sobre o projeto demonstram claramente essa polarização. Ele acrescentou que “não utiliza a atribuição de presidente da Câmara, nem a pauta de projetos, para atender a interesses pessoais ou eleitorais”.
O deputado enfatizou que a situação política do Brasil exige esforços voltados à pacificação e afirmou acreditar que o tema da anistia “só serve aos extremos da política nacional”.
“O texto que a Câmara quer construir procura responsabilizar aquelas pessoas que foram lá quebrar, depredar, e aquelas que armaram, por exemplo, planos para matar pessoas”, declarou Motta.
No mês passado, o parlamentar também afirmou que é preciso retirar as “pautas tóxicas” da agenda da Casa, para que o país possa seguir em frente.
O parlamentar paraibano continua sofrendo pressões da bancada de direita, que busca reverter a situação política do ex-presidente Jair Bolsonaro, com vistas à disputa das eleições de 2026.