O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) publicou nesta segunda-feira (3) o Aditivo nº 05 ao Edital nº 02/2025 do concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal de Patos.
O novo aditivo altera dispositivos relacionados às etapas de Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação psicológica, modificando regras que, até então, determinavam a eliminação de candidatos não convocados para essas fases.
De acordo com o documento, foram excluídos os itens 9.2 e 11.5 do edital original. O item 9.2 estabelecia que os candidatos não convocados para o TAF e aferição de altura estariam eliminados e não teriam classificação alguma no concurso. Já o item 11.5 previa a desclassificação automática de candidatos não convocados para a fase de avaliação psicológica.
Com a exclusão desses trechos, a banca ajusta o edital, garantindo adequação ao princípio da ampla concorrência, previsto na legislação municipal e na Lei Federal nº 14.133/2021, que rege os processos licitatórios e administrativos públicos.
O Aditivo nº 05 entrou em vigor na data de sua publicação, mantendo inalteradas as demais disposições do Edital nº 02/2025 e de seus aditivos anteriores.
O concurso da Prefeitura de Patos foi aberto em junho de 2025 e oferece centenas de vagas para diversos cargos nos níveis fundamental, médio e superior, com oportunidades em áreas como educação, saúde, administração e segurança pública.
Na última semana, o Idecan divulgou o resultado definitivo da prova objetiva referente aos três editais do concurso público.
Também foi publicado o edital de convocação para a Avaliação Biopsicossocial dos candidatos da Guarda Civil, que será realizada de forma telepresencial no dia 8 de novembro de 2025.
As provas objetivas foram realizadas no dia 14 de setembro.
Por Patos Online