A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Discovery 32, com o objetivo de combater o armazenamento e a disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil. A ação faz parte de uma série de operações coordenadas pela PF na Paraíba voltadas ao enfrentamento de crimes dessa natureza.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Salete, em Santa Catarina, para onde o investigado havia se mudado. O suspeito é apontado como responsável por armazenar conteúdo de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, conduta tipificada no Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o delegado Joziel Brito, chefe da operação Discovery 32, as investigações provam que qualquer conduta na Internet pode ser rastreada em qualquer lugar do país, ainda que o suspeito tente se esconder. "Isso ocorre, em especial, nos crimes cibernéticos que deixam rastros digitais, apesar dos criminosos acharem que estão cobertos pelo anonimato", destacou.
A Polícia Federal reforçou que o objetivo da operação é reforçar o combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, além de promover ações preventivas e conscientizar a sociedade sobre os riscos que crianças e adolescentes enfrentam tanto no ambiente virtual quanto fora dele.
A PF também alertou pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar seus filhos quanto ao uso da internet, destacando que a prevenção é a principal ferramenta para proteger os menores de situações de abuso.
A corporação informou que não haverá coletiva de imprensa sobre a operação.
Por Patos Online
Com informações da PF