O patoense José Inácio procurou a reportagemda Rádio Espinharas FM, para manifestar sua insatisfação com a demora na entrega da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) na Casa da Cidadania de Patos. Segundo ele, o documento foi solicitado há mais de um mês e, até o momento, não foi entregue.
“Eu fiz o requerimento no dia 16 de setembro, segui todos os procedimentos exigidos e, desde então, já fui diversas vezes à Casa da Cidadania para verificar se o documento havia sido emitido, mas até agora não há uma solução. Os funcionários não sabem explicar o motivo da demora. Gostaria de pedir às autoridades competentes que tomem providências e melhorem o atendimento”, relatou José Inácio.
Loading...
Procurada pela reportagem, a diretora da Casa da Cidadania de Patos, Klécia Lopes, reconheceu o problema e explicou o motivo do atraso. Segundo ela, as carteiras de identidade emitidas em setembro estão realmente com atraso na entrega.
“Já entrei em contato com a coordenação do setor, que me informou que estamos com um atraso específico nessas emissões de setembro. Estou repassando essas informações ao setor responsável em João Pessoa para entender o motivo dessa demora”, esclareceu.
Klécia destacou que o processo de confecção das carteiras não é realizado em Patos, mas sim na sede estadual, em João Pessoa, onde os dados são processados e o documento final é emitido.
“Nós apenas coletamos os dados aqui. Tudo é digitalizado e enviado para João Pessoa, onde a carteira é confeccionada com um QR Code emitido pelo CNJ. Nenhuma Casa da Cidadania confecciona a identidade localmente. O nosso papel é coletar, enviar e aguardar o retorno pelo malote”, explicou a diretora.
Loading...
Ela finalizou garantindo que já está buscando junto à coordenação estadual uma resposta sobre o motivo da demora e que o objetivo é regularizar o prazo de entrega o mais breve possível, atendendo à demanda da população patoense.