O Vitória respirou aliviado após bater o Internacional por 1 a 0, no Barradão, nesta quarta-feira (5), e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, derrubando o Santos de Neymar para o Z-4.
Lucas Halter marcou o gol solitário da vitória do Leão em Salvador.
Com os três pontos, o Vitória saltou para 34, assumindo o 16º lugar, ultrapassando o Santos, que ainda entra em campo na rodada e já tinha um jogo a menos em relação aos rubro-negros. Agora 17º, o Peixe tem 33 pontos.
Tanto o jogo desta rodada quanto o atrasado do Santos são contra o Palmeiras. Nesta quinta-feira (6), a equipe santista visita o rival em clássico no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília).
A derrota aproxima ainda mais o Colorado da confusão. 15º colocado, com 36 pontos, o Inter de Ramón Díaz despencou na competição e parece caminhar para um fim de ano tenso, vendo Vitória e Santos na cola.
Em casa e com a oportunidade de sair da zona de rebaixamento, o Vitória começou indo para cima do Inter e mandou em boa parte do primeiro tempo.
Sem criatividade, os times mostraram em campo porquê estão em situações delicadas no Brasileirão.
Mesmo tomando mais a iniciativa, o Rubro-Negro teve poucas chances claras, e os gaúchos demoraram a acordar na partida.
No segundo tempo, o Vitória chegou a abrir o placar com Erick aos 12 minutos, mas a jogada foi anulada por falta de ataque em Bernabei.
O time comandado por Jair Ventura seguiu insistindo e foi recompensado aos 22, marcando na bola aérea. Em cobrança de escanteio de Matheuzinho, Lucas Halter antecipou a marcação e cabeceou para trás, encobrindo o goleiro Ivan e fazendo 1 a 0 para o Leão.
O Inter pressionou na reta final em busca do empate, mas não foi capaz de furar a defesa dos donos da casa e quase sofreu o segundo gol, em grande contra-ataque criado pelo Rubro-Negro, que terminou em finalização fraca de Lucas Braga.
Em mais um contra-ataque, o Vitória teve outra oportunidade desperdiçada, com o Inter incapaz de criar, passando mais perto de levar o segundo do que empatar.
Vitória: 16º colocado, com 34 pontos
Internacional: 15º coloado, com 36 pontos
Botafogo (C) - 09/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (F) - 19/11, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Sport (F) - 23/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (C) - 08/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Ceará (F) - 20/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Santos (C) - 24/11, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN