Esportes Brasileirão
Botafogo vence o Vasco com direito a 'olé' da torcida e se firma no G-6 do Brasileirão
Sem dar chances para o rival, o time dirigido por Davide Ancelotti contou com gols de Alex Telles, Artur e David Duarte. E o placar poderia ter sido mais elástico.
05/11/2025 21h27
Por: Felipe Vilar Fonte: ESPN
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo dominou o Clássico da Amizade do início ao fim e goleou o Vasco por 3 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sem dar chances para o rival, o time dirigido por Davide Ancelotti contou com gols de Alex Telles, Artur e David Duarte. E o placar poderia ter sido mais elástico.

Invicto há quatro jogos, o Botafogo se consolidou na zona de classificação à CONMEBOL Libertadores, em sexto lugar, com 51 pontos. Já o Vasco perdeu a segunda seguida e estacionou nos 42 pontos, em nono lugar.

O jogo

O Botafogo começou o clássico em cima e criou duas boas chances antes dos 10 minutos. Vitinho cruzou para trás e Santiago Rodríguez chutou de primeira. A bola desviou na zaga e passou raspando a trave. Na cobrança de escanteio, Joaquin Correa cabeceou e Léo Jardim foi buscar no cantinho.

Sem conseguir oferecer perigo a Léo Linck, o Vasco não sofreu o primeiro aos 29 minutos porque Léo Jardim fez grande defesa no chute de Santiago Rodríguez. O Botafogo não conseguiu manter a intensidade apesar de controlar a posse de bola.

Até que, aos 43 minutos, Arthur Cabral fez o pivô para Joaquín Correa, que caiu após receber o toque de Robert Renan. O árbitro assinalou pênalti, convertido por Alex Telles. O lateral encheu o pé no meio do gol.

Insatisfeito com o rendimento do time no primeiro tempo, Fernando Diniz voltou com uma postura mais ofensiva, colocando Matheus França no lugar de Tchê Tchê. Mas quem quase marcou foi o Botafogo. Aos sete, Joaquín Corrêa chutou de fora da área e a bola explodiu no travessão.

A mudança feita por Diniz não surtiu efeito e o Vasco continuava sendo dominado pelo Botafogo. Em uma das melhores oportunidades do Gigante da Colina, Andrés Gómez ficou com a sobra dentro da área e chutou fraco.

O castigo veio aos 26 minutos. No contra-ataque, Artur recebeu lançamento de Savarino nas costas da defesa e bateu na saída de Léo Jardim para fazer o segundo do Botafogo. O terceiro veio cinco minutos, com o zagueiro David Ricardo completando, de cabeça, chute de Cuiabano.

A Estrela Solitária e só não ganhou por um placar mais elástico porque desperdiçou pelo menos três boas oportunidades. No fim, a torcida gritou "olé" com a troca de passes do time.

Classificação do Brasileirão:

Próximos jogos do Botafogo:

Próximos jogos do Vasco:

Fonte: ESPN