Locais Censo 2022
Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns em Patos, segundo levantamento do IBGE
Segundo os dados, Maria é o nome feminino mais comum entre as patoenses, com 11.890 registros, o equivalente a 11,53% da população feminina. Entre os homens, José aparece no topo, com 4.803 pessoas (4,66%).
06/11/2025 14h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação/Rede Paraíba

Patos é, literalmente, uma cidade de Marias, Josés, Silvas e Santos. É o que revela a plataforma Nomes do Brasil, lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira (4). Segundo os dados, Maria é o nome feminino mais comum entre as patoenses, com 11.890 registros, o equivalente a 11,53% da população feminina. Entre os homens, José aparece no topo, com 4.803 pessoas (4,66%).

A ferramenta interativa reúne informações do Censo Demográfico 2022 e permite consultar ocorrência, distribuição geográfica, idade mediana e períodos de maior registro de nomes e sobrenomes em todo o país.

Picos de nascimento revelam tendências ao longo das décadas

O levantamento mostra que o auge do nome Maria em Patos ocorreu entre 1960 e 1969, quando 2.134 meninas receberam o nome. Já entre 2020 e 2022, o número caiu para 704 registros, evidenciando uma redução gradual nas últimas décadas. A idade mediana é de 48 anos. 

Para o nome José, o período de maior popularidade na cidade foi entre 1970 e 1979, com 745 nascimentos. As décadas anterior e posterior mantiveram médias semelhantes:

A idade mediana é de 53 anos.

Os nomes mais comuns em Patos

Entre as mulheres:

Entre os homens:

Sobrenomes mais comuns

Assim como no restante do Brasil, Silva lidera entre os patoenses, com 19.610 ocorrências. Em seguida aparecem:

Os dados confirmam uma tendência que se repete em todo o país: Marias somam 12,3 milhões de pessoas e Josés 5.141.822. Já os sobrenomes Silva ultrapassam 34 milhões.

Confira os nomes e sobrenomes mais populares no país:

Mulheres

 Homens

Sobrenomes

Significado e origem

O nome Maria está comumente associado a uma derivação do hebraico Miriam, que significa “vidente” ou “senhora soberana”, mas outras possibilidades etimológicas são consideradas, como de que o nome tenha se originado a partir do sânscrito “Maryáh”, significando “virgindade”, “pureza”; ou ainda ter raiz egípcia “mry”, que significa “amada”. Devido à sua importância na cultura cristã, Maria também representa devoção religiosa e maternidade. Uma figura expressiva nas religiões abraâmicas, outras variações, como Mariem e Maryam, também são populares em países de maioria islâmica.

O significado do nome José tem origem no hebraico Yosef, que quer dizer “aquele que acrescenta”, “Deus multiplica”. Com o passar dos tempos, o nome se espalhou por diversas regiões e culturas, e em diferentes idiomas, como Joseph em inglês, Giuseppe em italiano e José em português e espanhol. A referência bíblica de “José, o Carpinteiro” também passou a atrelar significados como humildade e trabalho honesto.

A popularidade do nome José está atrelada à forte tradição religiosa do Brasil. De maioria cristã, a adoção de nomes bíblicos e suas variações é comum em diversos países da América Latina, como Colômbia, México, Peru e Equador.

Com a nova plataforma do IBGE, a população pode explorar curiosidades sobre os nomes que ajudam a contar a história e as identidades das famílias patoenses — uma mistura de tradição, cultura e memória que atravessa gerações.

Por Patos Online