O Governo do Paraná confirmou, na tarde deste sábado (8), os nomes das seis vítimas que morreram durante a passagem do tornado classificado como EF3 pelo Paraná, na sexta-feira (7). Veja abaixo:
O governo do estado decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas.
De acordo com o Governo do Estado, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e passaram por atendimento médico até o início da tarde deste sábado.
Às 17h, o Corpo de Bombeiros informou que não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados em Rio Bonito do Iguaçu. As forças de salvamento encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos.
Levantamento divulgado às 16h40 pela Defesa Civil aponta que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade.
Em toda a região, são 14,6 mil pessoas afetadas diretamente, com 672 casas danificadas - e os números ainda não contabilizam as casas de Rio Bonito do Iguaçu.
Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.
O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o número de vítimas pode aumentar. Segundo ele, equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para apoiar os trabalhos.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.
O governador Ratinho Junior informou em nota que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. Ele embarcou para um voo para a cidade às 6h deste sábado.
"A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade a toda a população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", publicou nas redes sociais.
O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate.
Segundo o governo do Paraná, fortes rajadas de vento e chuvas fortes foram registradas em algumas cidades do estado, causando estragos. Até as 19h, cerca de 60 mil imóveis estavam sem energia, segundo a Copel. As áreas mais afetadas foram as regiões Oeste e Sudoeste.
Volume de chuva acima de 40 mm:
Fonte: g1 PR