Em entrevista ao PodPatos, o podcast do Patos Online, o analista de sistemas, professor de estatística e CEO do Instituto Data Ducks, Eryvelton Lima, fez uma avaliação cautelosa do cenário político para as eleições de 2026 na Paraíba. Segundo ele, o momento ainda é “muito preliminar”, marcado por movimentações intensas, especulações e possibilidades de mudanças significativas até a confirmação das candidaturas.
Ao analisar o quadro para o Governo do Estado, Eryvelton destacou que há incertezas tanto na base governista quanto na oposição. Ele lembrou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, recentemente estava alinhado ao grupo da situação, mas passou a ser cotado em articulações com setores oposicionistas, como o senador Veneziano Vital do Rêgo.
“Tem a candidatura de Efraim Filho, tem a situação do governo: vai ser Lucas? Vão de Lucas mesmo? O cenário já tem pesquisas, mas é só uma radiografia do momento”, afirmou.
O analista enfatizou que a disputa para o Senado será particularmente competitiva. Em 2026, duas vagas estarão em jogo, mas mesmo sendo um cargo legislativo, a lógica é majoritária, o que acirra ainda mais a corrida.
Entre os nomes cotados, ele citou:
“Todo mundo com serviço prestado, e muito. É uma campanha muito dura, todos têm sua fatia, todos têm sua contribuição pública. E tudo pode acontecer”, destacou.
Eryvelton lembrou ainda que não há garantia de que todos esses nomes entrarão na disputa: “Será que todos vão ser candidatos? Não sei. Será que alguém vai recuar? Não sei”.
Falando sobre o cenário proporcional, o analista comentou o destaque do deputado federal Hugo Motta, que assumiu a Presidência da Câmara dos Deputados após o mandato de Arthur Lira, e figura como favorito para um novo mandato.
Eryvelton reforçou que, do ponto de vista técnico, nenhum analista responsável deve cravar cenários tão cedo:
“Pra resumir, fazer um filé mignon: tem muita água pra rolar. Quem trabalha com pesquisa sabe que não adianta bater martelo agora. Tem muito candidato, muita gente forte, muita gente que pode recuar, muita gente que pode aparecer que a gente sequer está mencionando.”
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
Por Patos Online