Equipes das Secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação, juntamente com o consultor do SEBRAE, Silvoneto Oliveira, realizaram uma visita técnica na manhã desta terça-feira, 11 de novembro de 2025, com o objetivo de formatar as primeiras trilhas a serem percorridas por uma comissão composta por agentes turísticos da Paraíba, já no início de 2026. A ação faz parte da divulgação de um roteiro regional que englobará os municípios de Mãe d’Água, São José do Bonfim, Teixeira e Matureia.
A comitiva iniciou a expedição pelo sítio Deserto, local da primeira caverna, denominada Furna do Negro Heleno. Segundo a história, o local teria servido de abrigo para um cangaceiro que, após desertar de seu bando, encontrou ali um esconderijo perfeito, de onde saía constantemente para praticar desordens no campo e na cidade. Em razão de suas atitudes, ele teria sido enfrentado pelo delegado Sabino Viana e sua esposa Rita, que chegou a disparar um tiro na direção do malfeitor com seu rifle “papo amarelo”. O disparo não o atingiu, e ela passou a temer sua volta. Foi então que fez uma promessa: caso ele não retornasse, adquiriria uma réplica de Nossa Senhora das Dores. Graça alcançada, a imagem foi adquirida e doada à Igreja, tornando-se posteriormente a padroeira do município. Na mesma formação rochosa, há pinturas rupestres atribuídas a nativos das tribos que habitaram a região, como os Arius, Sucurus, Pegas, Panatins, entre outros.
Em um segundo momento, o grupo se dirigiu ao sítio Flamengo, com parada na Casa de Pedras, outra caverna de grande extensão, também marcada por pinturas rupestres. O local é rodeado por vegetação típica da Caatinga, com espécies características do semiárido, além de fauna composta principalmente por saguis e mocós. Paralelamente às providências referentes ao acesso e à sinalização, já está sendo preparado um roteiro histórico, cultural e natural para dar suporte às visitas orientadas, incluindo a formação de guias. O projeto também prevê a implantação de infraestrutura de apoio, estimulando a criação de pousadas, restaurantes e a valorização da gastronomia regional como atrativo complementar.
Mãe d’Água já está inserida no Mapa do Turismo Nacional, o que facilita a captação de recursos federais para investimentos no setor.
Por Assessoria