Uma família que vive em situação de vulnerabilidade social nas imediações da Alça Sudeste, em Patos, próximo à linha do trem, procurou o Patos Online para relatar preocupação com a possível derrubada do barraco onde mora. A apreensão começou após o início das obras de um pontilhão, parte da pavimentação da via que liga a região ao bairro Salgadinho.
De acordo com o relato de familiares, um banheiro provisório já foi parcialmente derrubado, o que aumentou o temor de que o restante da estrutura seja removido. O casal identificado como Emanoel Messias e Maria Patrícia vive no local com os filhos, sendo três menores de idade, e sobrevive da coleta de materiais recicláveis, tendo apenas o benefício do Bolsa Família como renda fixa.
Em um vídeo enviado à reportagem por meio da irmã Daionara, Emanoel desabafou sobre a situação:
“Eu vivo de catar umas sucatas pra dar de comer às meus meninos. O prefeito tá fazendo a obra, mas agora tão dizendo que vão derrubar meu barraco. Meu barraquinho não incomoda ninguém, é injusto. Já derrubaram até o banheiro provisório, o único canto que a mulher tinha pra se trocar”, relatou.
O secretário de Infraestrutura de Patos, Bomfim Júnior, foi procurado e afirmou que a situação está sendo acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
A titular da pasta, Helena Wanderley, explicou ao Patos Online que a família já é acompanhada pelo CRAS e recebeu oferta do benefício do Aluguel Social, até que um conjunto habitacional seja construído.
“Essa família é atendida pelo CRAS e já oferecemos o benefício do aluguel social. Inclusive, eles chegaram a receber por um período, mas desistiram e retornaram para outro terreno na mesma área. Em nenhum momento a Prefeitura atrasou ou deixou de pagar o benefício. O problema é que eles não compareceram ao CRAS para renovar a documentação e assinar os formulários necessários”, esclareceu a secretária.
A Prefeitura de Patos informou ainda que acompanha o caso e busca uma solução para garantir o acolhimento da família sem comprometer o andamento das obras de infraestrutura no local.
Patos Online