A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. As ações ocorreram em 14 estados e no Distrito Federal, incluindo a Paraíba, onde foi cumprido um mandado na cidade de Sapé.
De acordo com a PF, a investigação apura os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação patrimonial.
Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava em todo o país aplicando descontos indevidos em benefícios previdenciários, lesando milhares de aposentados e pensionistas.
A CGU destacou que denúncias sobre irregularidades relacionadas à operação podem ser enviadas por meio da plataforma Fala.BR, administrada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU). O cidadão pode registrar a denúncia de forma anônima, escolhendo a opção “Não identificado”.
Para isso, é necessário selecionar o campo “Operações CGU” em “Sobre qual assunto você quer falar” e, em “Fale aqui”, informar o nome da operação e o estado em que ela foi deflagrada.
Por Patos Online
Com informações da PF