Santa Terezinha Turismo
Membros do Conselho Municipal de Turismo de Santa Terezinha são escolhidos durante reunião
A Lei Municipal nº 828/2025, de 20 de outubro de 2025, cria o referido conselho.
15/11/2025 13h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

Ocorreu na noite dessa sexta-feira, 14 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, uma reunião para escolher e nomear os membros do Conselho Municipal de Turismo. A Lei Municipal nº 828/2025, de 20 de outubro de 2025, cria o referido conselho.

Estiveram presentes na reunião o prefeito constitucional, Arimatéia Camboim; o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Messias Camboim; Silvonetto Oliveira, agente de Roteiros Turísticos do Sebrae; representantes da Prefeitura Municipal; do Poder Legislativo Municipal; e da sociedade civil.

O prefeito Arimatéia Camboim comentou sobre a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Turismo, destacando que a iniciativa impulsionará o desenvolvimento local.

“Eu acho importante essa reunião que realizamos na noite de hoje. Santa Terezinha em breve estará no Mapa do Turismo Brasileiro; sem dúvida, isso trará receitas para a nossa cidade e a nossa economia melhorará. Vamos trabalhar para que ações de desenvolvimento no turismo ocorram o mais rápido possível. Vamos trabalhar também divulgando o Maior São João do Mundo; o São João mais longo do mundo ocorre na nossa cidade. O turista visitará mais o nosso município. Encaminhamos o projeto de lei para a Câmara de Vereadores para, em breve, o Município fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Messias Camboim, relatou estar feliz com a reunião, que deverá fomentar a economia do município.

“Momento importantíssimo para o nosso município. Estou muito feliz por saber que demos um grande passo para que, daqui a um tempinho, a cidade de Santa Terezinha entre no mapa do turismo dos municípios. Tivemos a presença de autoridades, artistas locais, artesãos e representantes da sociedade. Em breve, estaremos, com certeza, no mapa do turismo, fomentando a economia no nosso município”, disse.

Silvonetto Oliveira, agente de Roteiros Turísticos do Sebrae-PB, destacou que a reunião conclui a etapa de fortalecimento institucional e que a próxima fase será a estruturação de um produto turístico que impulsione a economia local, gerando emprego e renda.

“Nós, aqui na cidade de Santa Terezinha, estamos fazendo história, porque esta reunião marca a adesão do Município. Encerramos a etapa de levantamento das documentações necessárias para a adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro. Isso representa possibilidades para o município conseguir recursos junto ao Ministério do Turismo e, a partir daí, fomentar projetos de grande relevância aqui em Santa Terezinha, como o turismo cultural, o ecoturismo e o fortalecimento do comércio local, que, com o turismo, gera a economia local e proporciona a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Através do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Secretaria de Turismo, concluímos essa etapa de fortalecimento institucional. A etapa seguinte será trabalhar na estruturação de um produto turístico que venha impulsionar a economia local, gerando emprego e renda para a população”, enfatizou.

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-ST) foi composto de forma paritária, com membros titulares e suplentes de órgãos e entidades públicas, privadas e da sociedade civil organizada. São sete membros, sendo quatro da esfera governamental e três não governamentais. O conselho ficará vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Criado com o objetivo de implementar a Política Municipal de Turismo, trata-se de um órgão permanente, de caráter normativo e fiscalizador, destinado à promoção e ao incentivo do desenvolvimento do turismo sustentável junto à Administração Municipal, atuando como órgão consultivo e deliberativo de assessoramento. O conselho elege a promoção e o incentivo turístico como fatores de desenvolvimento econômico, social e ambiental do município de Santa Terezinha–Paraíba, nos termos do art. 180 da Constituição Federal.

Por Assessoria