Locais Olhar para a saúde
Vereadora Brenna Nóbrega solicita a implantação do serviço de tratamento para pacientes com AVC, em Patos
Brenna afirmou que a implantação do serviço é de extrema importância para Patos e região, uma vez que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil, exigindo resposta rápida e estrutura especializada.
15/11/2025 17h45 Atualizada há 3 meses
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: reprodução

A vereadora Brenna Nóbrega (PSB) apresentou, nesta semana, durante os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Patos, um requerimento solicitando das autoridades de saúde a implantação do serviço de tratamento para pacientes com AVC na cidade de Patos, a fim de atender a uma importante demanda de pessoas que dão entrada na rede pública de saúde.

Brenna afirmou que a implantação do serviço é de extrema importância para Patos e região, uma vez que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil, exigindo resposta rápida e estrutura especializada para garantir a sobrevida e a recuperação dos pacientes atendidos nos hospitais da cidade.

“O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil, exigindo resposta rápida e estrutura especializada para garantir a sobrevida e a recuperação dos pacientes. No caso do AVC Isquêmico (AVCI), o tratamento com Trombectomia Mecânica Cerebral representa hoje o método mais eficaz, sendo reconhecido como o padrão ouro pela medicina moderna. O AVCI é uma das principais causas de morte no mundo, sobretudo em regiões mais remotas, que não dispõem de profissionais capacitados para a realização do tratamento de forma eficaz”, diz um trecho da solicitação.

O documento solicita das autoridades de saúde a abertura oficial do Serviço de Tratamento do AVCI por meio da Trombectomia Mecânica Cerebral em Patos–PB, além da oficialização do tratamento da trombectomia pulmonar e da realização de angiografia cerebral, serviços já executados no setor de hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

A parlamentar acredita que a implantação desses avanços para atender pacientes que sofrem AVC no Sertão representa um passo decisivo na consolidação do município como um polo regional de saúde de alta complexidade em todo o Sertão paraibano.