Política Cenário
Decisão de Adriano Galdino deixa a Paraíba com quatro pré-candidatos ao Palácio da Redenção
O cenário atual aponta para as indicações de Lucas Ribeiro (PP); Cícero Lucena (MDB); Efraim Filho (União Brasil) e Pedro Cunha Lima (PSD), para a disputa do Palácio da redenção, daqui a menos de um ano.
16/11/2025 22h30
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: Divulgação

Com a saída de Adriano Galdino do cenário político em relação à corrida ao Palácio da Redenção, restam quatro nomes na condição de pré-candidatos ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026.

O cenário atual aponta para as pré-candidaturas de Lucas Ribeiro (PP), Cícero Lucena (MDB), Efraim Filho (União Brasil) e Pedro Cunha Lima (PSD), que disputarão o Palácio da Redenção daqui a menos de um ano.

Lucas Ribeiro é o pré-candidato da situação, apoiado pelos partidos da base do governador João Azevêdo, entre eles o PSB, partido do próprio governador, e o Republicanos, do presidente da Câmara, Hugo Motta. Esses partidos já apresentam os nomes de João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (Republicanos) como pré-candidatos ao Senado. A vaga de vice ainda está em aberto.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, será pré-candidato ao governo pelo MDB e, nos próximos dias, estará se filiando oficialmente ao partido, em evento que contará com a presença do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, e outras lideranças políticas. Cícero já tem o nome de Veneziano Vital do Rêgo como pré-candidato ao Senado. A segunda vaga para o Senado e a de vice-governador seguem indefinidas.

O senador e pré-candidato pelo União Brasil, Efraim Filho, está capitaneando o projeto da direita no estado e vem afirmando que chegará ao segundo turno para disputar o Palácio da Redenção em outubro de 2026.

Para o desafio, Efraim conta com o apoio do PL, que indicou Marcelo Queiroga como pré-candidato ao Senado, após este desistir de sua candidatura ao governo. A outra vaga para o Senado, assim como a de vice-governador, permanece em aberto.

O ex-deputado Pedro Cunha Lima segue afirmando que mantém sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba, mas ainda não firmou alianças até o presente momento. Pedro, que perdeu a eleição para João Azevêdo por 117 mil votos em 2022, vem sendo cortejado por Efraim Filho e Cícero Lucena com vistas ao pleito do próximo ano.