A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha–PB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 18 de novembro, mais uma ação da Campanha Novembro Azul, mobilização de conscientização sobre a saúde do homem, com o objetivo principal de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
O prefeito constitucional, Arimatéia Camboim, iniciou a programação parabenizando os homens que estão cuidando da saúde e ressaltou que o município também se preocupa com a saúde masculina. O urologista, Dr. Eliseu José de Melo Neto, ministrou uma palestra sobre a saúde do homem, enfatizando os cuidados que devem ser adotados, especialmente com relação à próstata. Ele destacou a ação da gestão municipal, que vem envidando esforços para oferecer aos homens um atendimento de qualidade. O encontro ocorreu na sede da Câmara Municipal de Vereadores.
Após a palestra, foram realizadas 100 consultas com o urologista, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Essas consultas estavam agendadas desde o dia 4 de novembro, primeiro dia da programação da campanha, quando foram oferecidos mais de 150 exames de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), além de aferição de pressão arterial e testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C.
Os homens também passaram pelo setor de vacinação, onde 65 deles atualizaram o cartão de vacinas. Mais de 100 doses foram aplicadas durante a ação. Foram disponibilizadas vacinas contra tétano, febre amarela, hepatite, tríplice viral e gripe.
Após cada atendimento, foi servido um lanche aos participantes.
O prefeito constitucional Arimatéia Camboim comentou sobre a ação, realizada desde sua primeira gestão, e destacou que o número de atendimentos cresce a cada ano, indicando que os homens estão se cuidando mais.
“Desde a minha primeira gestão nós nos preocupamos com esse atendimento para os homens. Lembro bem que, naquela época, a média era de 50 a 60 atendimentos. Depois que alguns casos detectaram pessoas com problemas de saúde, os homens passaram a se cuidar e perceberam a importância desse atendimento com o Dr. Eliseu. Hoje, estamos com 100 atendimentos. Dou graças a Deus pelo cuidado que os homens estão tendo com a própria saúde. A gestão do nosso município também se preocupa com a saúde masculina. A quantidade de homens atendidos aumenta a cada ano, é impressionante. Estamos preparando mais um atendimento e, se necessário, o especialista virá novamente à Secretaria de Saúde de Santa Terezinha. Deus abençoe a todos”, destacou.
A secretária de Saúde, Marília Aires, avaliou a ação:
“Realizamos a primeira etapa de consultas com o especialista Dr. Eliseu, atendendo 100 homens do nosso município. Além disso, oferecemos a essa população a oportunidade de atualizar o cartão de vacinas, como forma de prevenção. O número foi bastante significativo, considerando que teremos outra data para atender mais homens. Isso demonstra que eles estão preocupados em se cuidar e atentos à própria saúde. O evento foi proveitoso. Pedimos que acompanhem as redes sociais da Secretaria de Saúde e aguardem a nova data para a realização de consultas”, explicou.
O urologista Dr. Eliseu José de Melo Neto reforçou a importância do diagnóstico precoce, parabenizou a gestão pela ação e elogiou os homens de Santa Terezinha por quebrarem preconceitos e buscarem atendimento.
“Este momento é de grande importância e cresce a cada ano, com mais homens procurando se cuidar. Estão de parabéns tanto os homens de Santa Terezinha quanto a gestão municipal, que vem envidando esforços para oferecer um atendimento de qualidade. Sabemos que o câncer de próstata é o segundo mais frequente e causa muitas mortes. Em fase inicial, não costuma apresentar sintomas, e, por isso, buscamos o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o câncer é descoberto e tratado adequadamente, maior é a chance de cura, que é elevadíssima. Parabéns à gestão e aos homens de Santa Terezinha, que já quebraram o tabu e estão procurando assistência”, enfatizou.
O pedreiro Pedro Campos participa da ação há cinco anos e aproveitou também para atualizar o cartão de vacinas.
“Quero agradecer pelo convite. É a quinta vez que participo. Foi tão bom que eu estava com a vacina da febre amarela atrasada e consegui atualizar meu cartão. Quem for machista, esse tabu tem que ser quebrado”, disse.
A enfermeira Anny Chrystina falou sobre a atualização dos cartões de vacina dentro da Campanha Novembro Azul e convidou os homens a se vacinarem:
“Hoje aproveitamos a Campanha Novembro Azul para administrar vacinas. Ao todo, 65 homens atualizaram o cartão vacinal, muitos estavam atrasados, e aplicamos mais de 100 doses. Disponibilizamos vacinas contra tétano, febre amarela, hepatite, tríplice viral e gripe. Convocamos os homens que ainda não se vacinaram a comparecerem. Vacina é prevenção. Espero vocês na Unidade Básica de Saúde II, toda terça, quarta e sexta, para colocar as vacinas em dia. Agradeço o convite da Secretaria de Saúde pela parceria na campanha”, destacou.
Os demais pacientes serão atendidos na segunda etapa de consultas urológicas, cuja data será divulgada em breve pela Secretaria Municipal de Saúde.
Por Assessoria