Locais Reclamação
Vizinhos relatam incidente em obra de prédio em Patos, após “chuva” de concreto atingir residências; engenheiro esclarece
Procurado pelo Patos Online, um dos engenheiros responsáveis pela construção afirmou que o incidente desta quinta-feira foi provocado por uma falha inesperada em uma das estruturas da concretagem.
20/11/2025 15h00 Atualizada há 3 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Moradores de dois prédios vizinhos à construção do Palácio da Serra, empreendimento de alto padrão localizado ao lado da Avenida Lagoa dos Patos, no bairro Brasília, em Patos, relataram um novo incidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (20). Segundo os residentes, uma chuva de concreto atingiu varandas, janelas e veículos estacionados durante uma etapa de concretagem realizada por volta das 7h30.

A reclamação foi feita por uma moradora que procurou o Patos Online para relatar o histórico de transtornos causados pela obra. Segundo ela, este já é o terceiro episódio semelhante registrado no local.

“No momento da concretagem, ligaram para os inquilinos às sete e meia da manhã pedindo que retirassem os carros, mas muitos não atenderam por ser feriado. Quem não atendeu acordou com concreto caindo nos vidros e nas varandas”, disse.

Ela afirma que a situação tem causado medo entre os moradores, sobretudo porque já houve outros incidentes, incluindo a queda de pedaços de madeira no interior do prédio vizinho. “A gente não quer apenas que reparem os danos, a gente quer que evitem. E até agora não evitaram”, desabafou.

A moradora também questiona o usos de telas de proteção adequadas e o cumprimento das normas de segurança. “A tela está toda enrolada. Será que estão seguindo as normas? Já imaginou se isso cai na cabeça de uma criança ou de um funcionário?”, completou.

Os moradores afirmam que já acionaram a Prefeitura de Patos, a SEINFRA e o CREA, que estariam acompanhando a situação. Ainda assim, alegam que as medidas adotadas pela empresa responsável pela obra não têm sido suficientes para prevenir novos riscos.

Loading...

Outro lado

Procurado pelo Patos Online, um dos engenheiros responsáveis pela construção afirmou que o incidente desta quinta-feira foi provocado por uma falha inesperada em uma das estruturas da concretagem.

“Estávamos com as telas de proteção instaladas e tudo pronto para a concretagem. Porém, a forma de um dos pilares abriu devido ao rompimento de um parafuso — algo extremamente raro — e o concreto acabou escorrendo, rompendo a tela e atingindo o prédio vizinho”, explicou.

O engenheiro reconheceu que houve incidentes anteriores, mas disse que, naquele momento, não havia tela de proteção instalada. Ele garantiu que as equipes já foram enviadas ao local para realizar reparos, limpeza e reinstalação das telas.

“Infelizmente aconteceu, por coincidência, após outros incidentes, e isso pode passar sensação de descuido. Mas estamos tomando todas as providências”, concluiu.

Por Patos Online