Três cidades da Paraíba tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, nessa sexta-feira (21), em razão da estiagem prolongada.
O município de Emas, localizado na região de Patos, no Sertão, passou a integrar oficialmente a lista. Também foram incluídas as cidades de São João do Tigre e Tenório. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com a validação federal, as prefeituras já estão autorizadas a solicitar recursos emergenciais para ações de defesa civil. Entre as medidas que podem ser contempladas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residências, higiene pessoal e dormitório, entre outros auxílios destinados ao atendimento da população afetada pela seca.
Com as novas inclusões anunciadas pelo MIDR, a Paraíba passa a contar com 100 municípios com reconhecimentos vigentes relacionados a desastres naturais, reforçando o cenário de preocupação no interior do Estado diante da continuidade da estiagem.
Por Patos Online