A Escola SESI Dionísio Marques de Almeida, de Patos, obteve um resultado histórico na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), realizada entre os dias 18 e 22 de novembro, no Recife. Sob orientação da professora Ma. Anni Mabelly Felipe Queroga Gouveia, cinco projetos desenvolvidos no LICSERT – Laboratório de Iniciação Científica do SESI garantiram oito premiações, incluindo dois primeiros lugares, além de credenciais internacionais e nacionais para representar a Paraíba e o Brasil em diversos eventos científicos.
Segundo a professora Mabelly, a conquista é motivo de grande orgulho para a instituição e para a cidade de Patos. “Foram cinco projetos premiados em diferentes categorias. Uma conquista incrível para a escola SESI e para Patos, já que iremos representar a cidade na Itália, Peru, São Paulo e Amapá”, afirmou.
A Fenecit reuniu trabalhos de estudantes de vários estados e de outros países, destacando jovens talentos da ciência e da inovação. A seguir, confira todos os projetos premiados:
Alunos: Iarlley Pereira de Brito; Isabelly Geovanna Gomes França; Maria Heloísa Nery Gomes
Premiações:
• 1º lugar – Engenharias
• Credencial para representar o Brasil na Exposcience MILSET Europe, na Itália
Alunos: Maria Vitória Campos Tibúrcio; Michelly Felix de Oliveira; Otávio Renan Marques Galdino
Coorientação: Me. Francisco Soares de Lima
Premiações:
• 1º lugar – Ciências Agrárias
• Credencial para representar o Brasil na Itália
Alunas: Ana Luiza da N. C. Rodrigues; Emilly Maria D. dos Santos; Isabel C. de M. Vasconcelos
Premiação:
• Credencial para representar o Brasil no Peru
Alunos: Bruno Isio Sousa Mariano; Danyevillyn Tiburtino Leite; Sebastiana Rocha Lima
Premiações:
• 4º lugar – Meio Ambiente
• Credencial para representar a Paraíba no Amapá
Alunos: Bruna Brisseis Medeiros Melz; Guilherme Gonçalves da Silva; Túlio Gabriel Batista Gomes
Premiação:
• Credencial para representar a Paraíba na FENADANTE, em São Paulo
Os resultados refletem o crescimento da produção científica estudantil no SESI Patos e o papel transformador do LICSERT. “Ver alunos do ensino médio desenvolvendo ciência, conquistando espaço e sendo reconhecidos nacional e internacionalmente é algo extremamente representativo”, destacou a professora Mabelly.
As delegações agora se preparam para representar a cidade e o estado em eventos científicos que vão reunir pesquisadores de diversos países.
Por Patos Online