Destaque Midiacom
Rádio Espinharas é condecorada com a Medalha de Mérito Hilton Motta durante o I Encontro Midiacom, em João Pessoa
A premiação celebra a trajetória da Rádio Espinharas, que este ano completa 75 anos, acompanhando os principais fatos de Patos e região, dando voz à comunidade, fortalecendo o jornalismo regional e a evangelização.
24/11/2025 19h30 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Rádio Espinharas
Foto: Divulgação

A Rádio Espinharas, um dos veículos de comunicação mais tradicionais do Sertão paraibano, foi homenageada com a Medalha de Mérito Hilton Motta durante o I Encontro Midiacom, nesta segunda-feira 24, realizado em João Pessoa, PB. A honraria reconhece veículos que prestam serviços relevantes à comunicação paraibana e que se destacam pelo compromisso com a informação de qualidade, pela credibilidade e pelo impacto social de seu trabalho.

A premiação celebra a trajetória da Rádio Espinharas, que este ano completa 75 anos, acompanhando os principais fatos de Patos e região, dando voz à comunidade, fortalecendo o jornalismo regional e a evangelização.

Ao receber a medalha, a gerente administrativa, Alais Cavalcante, destacou que o reconhecimento reforça a missão da emissora de continuar servindo o povo paraibano, comunicando a verdade com respeito e proximidade.

"Receber a medalha de Mérito Hilton Motta, em homenagem à Rádio Espinharas no evento promovido pelo Mídiacom PB, foi um momento de profunda alegria e gratidão. É emocionante ver a história e o compromisso da nossa emissora sendo, mais uma vez, reconhecida em todo o Estado. A Rádio Espinharas carrega 75 anos de dedicação, serviço e presença na vida do povo paraibano e cada homenagem reafirma não apenas o seu legado, mas também a responsabilidade de seguir fazendo comunicação com verdade, respeito e proximidade. É uma honra testemunhar mais esse marco na trajetória da nossa querida Espinharas", disse Alais.

O I Encontro Midiacom, reuniu profissionais, pesquisadores, veículos de comunicação de toda a Paraíba e celebrou o papel fundamental do rádio na era digital e da Inteligência Artificial. Para a direção da Espinharas, a homenagem é um estímulo para seguir evoluindo e valorizando o fazer jornalístico que aproxima, informa e transforma a vida das pessoas no Sertão.

Sobre Hilton Motta

Considerado um dos maiores radialistas da história da Paraíba. Reconhecido pela dicção perfeita, criatividade, eloquência e potencial comunicativo. Hilton Carneiro Motta nasceu em Recife no dia 25 de maio de 1924, filho de Severino de Oliveira Motta e Elisa Carneiro Motta. Primeiro filho do casal, veio morar na Paraíba com os pais, na cidade de Patos e depois em Campina Grande.

O radialista participou da fundação da rádio Cariri AM e TV Borborema, juntamente com Assis Chateaubriand e associados, criando também a primeira rádio do cariri paraibano, a Serra Branca FM.Em 21 de outubro de 1978, o filho adotivo da Rainha da Borborema presenteou a cidade com a Campina FM 93.1, tornando-se a primeira rádio modulada do Estado da Paraíba e a segunda de todo interior nordestino.

Em sua trajetória é lembrado como um incentivador fervoroso da cultura nordestina. Através de sua profissão mobilizou as primeiras quadrilhas de rua em Campina Grande, entre outras festividades locais. Hilton Motta faleceu aos 68 anos, no dia 27 de maio de 1992, em um grave acidente automobilístico. Um ano após a sua morte foi fundado “O Arraial Hilton Motta” em homenagem ao radialista.

Fonte: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas