Política Cumprimento de pena
Generais Heleno e Paulo Sérgio são presos e vão para celas do Exército
Os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira foram presos nesta terça (25/11) e levados para celas no Comando Militar do Planalto
25/11/2025 14h55
Por: Felipe Vilar Fonte: Paulo Cappelli/Metrópoles
Augusto Heleno (à esq.) e Paulo Sérgio Nogueira (à dir.) - Foto: Ton Molina/STF

Os generais Augusto Heleno [foto em destaque] e Paulo Sérgio Nogueira foram presos nesta terça-feira (25/11) e levados para celas em uma estrutura do Exército.

Um integrante da cúpula do Exército informou à coluna que as celas ficam no Comando Militar do Planalto (CMP), possuem cama, banheiro e ar-condicionado. Os espaços podem vir a ter, caso a Justiça autorize, televisão e frigobar.

Ambos os militares foram condenados no caso da trama golpista, que também culminou com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. Heleno, que comandou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Bolsonaro, foi condenado a 21 anos. Nogueira, que foi ministro da Defesa, a 19 anos.

Condenação no STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou os generais de quatro estrelas Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira por participação em uma trama golpista destinada a reverter o resultado das eleições de 2022.

Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Heleno e Nogueira faziam parte do “núcleo crucial” de uma organização criminosa armada que planejava um golpe de Estado. Entre os crimes imputados a eles, estão: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Esta é a primeira vez, na história do Brasil, que generais são penalizados por tentativa de golpe de Estado.

Fonte: Paulo Cappelli/Metrópoles